Participamos do

Eficiência na notificação e testagem intensificada teriam contribuído para alta de casos da covid-19 no CE

Conforme infectologista, o aumento do número de testagens laboratoriais para o novo coronavírus é um dos fatores de influência direta na escalada das confirmações
20:06 | Mar. 23, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em oito dias desde as primeiras confirmações do novo coronavírus no Ceará, os testes laboratoriais positivos saltaram de 3, em 15 de março, para 164, como mostra o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), desta segunda-feira, 23. Segundo a Pasta, que diariamente divulga estatísticas da covid-19, esta escalada de casos se deve a uma maior organização de informações e notificação adequada de suspeitas.

A Secretaria informa ainda que nestas últimas semanas a comunicação interna entre hospitais particulares e da rede pública tem contribuído para a divulgação de infecções confirmadas. “Hoje em dia as pessoas estão preenchendo corretamente as notificações. No começo, ocorria muita subnotificação de casos, mas agora a eficiência na hora de notificar favorece que as informações cheguem mais rápido”, pontua, via assessoria de imprensa, a Sesa, que conta com canais de comunicação e disque-saúde todos os dias da semana, com a finalidade de orientar pacientes.

De acordo com o infectologista Anastácio Queiroz, o aumento do número de testagens no Estado também é fator de influência direta nos casos confirmados. “O Estado tem trabalhado muito na questão dos testes. Então, quanto mais você testa, consequentemente mais casos são identificados. Tem também a questão dos testes feitos em laboratórios privados, que às vezes podem demorar mais para sair, então, quando sai, são muitos de uma vez”, comenta o médico.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Atualmente, o Ceará realiza testes para o diagnóstico do novo coronavírus no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e também em outras unidades particulares. Para o infectologista, os 164 casos em oito dias estão “dentro do esperado”. “É uma área ainda muito desconhecida. É preciso ainda analisar a evolução de casos em cada estado do País para podermos conhecer melhor as causas”, pondera.

Ações

Ao lado dos demais chefes do Executivo estaduais durante reunião online com o presidente da República Jair Bolsonaro e os ministros dele, o governador do Estado, Camilo Santana, anunciou que as ações de combate ao coronavírus estão se intensificado e sendo resolvidas com diálogo. O Governo Federal garantiu o envio de mais recursos, equipamentos e kits de testagem ao Estado, que conta com um hospital de referência no atendimento de pacientes com covid-19, o Leonardo da Vinci, localizado no Centro de Fortaleza com capacidade para 200 leitos.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar