Participamos do

UFC disponibiliza equipamento para diagnóstico de COVID-19

Equipamentos e pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), da UFC, estão à disposição do laboratório de saúde do Estado
14:11 | Mar. 21, 2020
Autor Ivig Freitas
Foto do autor
Ivig Freitas Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará disponibilizou ao Governo do Estado na manhã deste sábado, 21, equipamentos e pesquisadores para auxiliar o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) no diagnóstico da COVID-19. O equipamento PCR identifica o material genético do vírus.

Como informa o diretor do NPDM, prof. Odorico de Moraes, o equipamento PCR em tempo real foi transferido na manhã de hoje ao Lacen, que antes contava com apenas um aparelho. Com o objetivo de reforçar os trabalhos de detecção da doença no Ceará, dois pesquisadores da UFC também irão se revezar no manuseio do equipamento. A utilização da máquina automatiza o processo de amplificação de uma sequência de DNA a partir de uma pequena amostra.

A medida dobra a capacidade de realizar diagnósticos da COVID-19 no laboratório de saúde do Estado. “Em um momento de crise, de calamidade pública, a primeira coisa que você tem que pensar é na vida das pessoas. Quantas vidas podem ser salvas se você conseguir diagnosticar precocemente essa doença?”, questiona o diretor.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O reitor da UFC, prof. Cândido Albuquerque, reforça que o empréstimo do equipamento é “papel da universidade”. “Estamos emprestando nossos equipamentos no sentido de ajudar, melhorar a eficiência nos exames para a constatação e o tratamento das pessoas acometidas pela síndrome do novo coronavírus”, destaca.

Temporariamente cedido ao Lacen, o PCR em tempo real pertence ao Laboratório de Citogenômica do Câncer, da UFC, vinculado ao NPDM. O equipamento identifica o material genético do vírus, possibilitando, assim, o diagnóstico da doença.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar