Participamos do

175 leitos serão inaugurados no IJF para atender casos de Covid-19; postos de saúde abrem este fim de semana

As informações foram confirmadas pelo gerente da célula de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Antônio Silva Lima Neto, durante entrevista à rádio O POVO CBN na manhã desta sexta, 20
11:38 | Mar. 20, 2020
Autor Gabriela Feitosa
Foto do autor
Gabriela Feitosa Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Prefeitura de Fortaleza decidiu que os postos de saúde da Cidade, assim como a rede básica de saúde, funcionarão normalmente durante este fim de semana. A informação foi confirmada pelo gerente da célula de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Antônio Silva Lima Neto, durante entrevista à rádio O POVO CBN na manhã desta sexta, 20.

Segundo Antônio, apesar das medidas restritivas anunciadas pelo governador Camilo Santana, serviços essenciais não devem ser paralisados, mas sim ampliados. "Quando você toma medidas restritivas, você está tentando diminuir a força de transmissão de um vírus que está chegando. As medidas têm impacto no ir e vir. Mas não pode fechar a rede de atenção básica", complementou.

O gerente também evidenciou o impacto econômico que o período de isolamento deve causar no Ceará, mas ressaltou que a decisão é o melhor jeito de impedir que a disseminação do Covid-19 seja ainda maior. Conforme Antônio, essas medidas são baseadas em experiências de outros países no combate ao novo coronavírus, como China e Inglaterra - esta última também anunciou recentemente fechamento de comércios.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além disso, o plano pretende evitar sobrecarga nos leitos de saúde da Prefeitura que, mesmo com a criação de novos 175 leitos no Instituto José Frota (IJF), é necessária a ponderação, segundo SMS.  "Até mesmo o cancelamento de aulas entendemos que pode ser um transtorno, mas a Secretaria de Educação vai manter alimentação à distancia", acrescentou. 

Além do IJF, o hospital São José está apto a receber casos mais complexos de suspeitas de coronavírus. Antônio Lima Neto disse à Rádio O POVO CBN que pacientes que se encaixam nos seguintes quesitos têm obrigatoriedade de fazer o teste do Covid-19: pessoas que apresentam sintomas da infecção, pessoas que têm histórico recente de viagens, grupos de risco e grupos prioritários. 

> Saiba mais sobre os sintomas do coronavírus e como se prevenir da doença

O hospital São José também está montando uma tenda de campanha para combater o coronavírus. O espaço também deve desafogar o fluxo respiratório no hospital. Antônio não deu mais detalhes da novidade. "Em casos não graves como gripe leve, resfriado, febre baixa, que não pode ser uma ocorrência complicada, estamos orientado que os pacientes procurem unidades básicas ou fiquem em casa", concluiu o epidemiologista.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar