Participamos do

Surto de coronavírus é reflexo da degradação ambiental, afirma Pnuma

Evitar os avanços das mudanças climáticas e da fragmentação dos habitats são algumas das maneiras de impedir doenças futuras
11:53 | Mar. 19, 2020
Autor Catalina Leite
Foto do autor
Catalina Leite Repórter do OP+
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) analisa que a degradação ambiental é um dos motivos para a pandemia do Covid-19. Como os coronavírus são transmitidos de animais para humanos, a destruição e invasão humana de habitats selvagens podem incitar processos evolutivos mais rápidos e diversificar as doenças.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, em inglês) foi transmitida de gatos domésticos para seres humanos, enquanto a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) passou de dromedários para humanos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda analisa a origem do Sars-Cov-2, mas suspeita principalmente de morcegos utilizados em sopas em um mercado de Wuhan.

Já em 2016, um relatório do Pnuma ressaltou o aumento "persistente" de emergências zoonóticas, principalmente em países pobres. O vírus do Ebola, na África, e o Zika Vírus, no Brasil, são alguns dos exemplos de doenças transmitidas de animais para humanos que alarmaram o mundo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"O século XX foi um período de atividades ecológicas sem precedentes com reduções drásticas nos ecossistemas naturais e biodiversidade e aumentos igualmente dramáticos nas pessoas e animais domésticos. Nunca antes tantos animais foram mantido por tantas pessoas - e nunca antes existiam oportunidades para os patógenos passarem de espécies selvagens e animais domésticos através do ambiente biofísico para afetar pessoas que causam doenças zoonóticas ou zoonoses", descreve o texto.

A degradação ambiental e as consequentes epidemias também impactam a economia global. Em 2002, por exemplo, o surto do Sars custou US$ 41.5 bilhões ao governo chinês, além de 800 mortes.

Para a Pnuma, impedir o avanço das mudanças climáticas, da redução e fragmentação dos habitats, do comércio ilegal e da poluição são algumas das maneiras de evitar que cada vez mais doenças afetem a sociedade humana.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar