Participamos do

É falso: gargarejar água morna, sal e vinagre não elimina o coronavírus

A mensagem, que está sendo compartilhada nas redes sociais, mostra que o coronavírus permanece na garganta por quatro dias antes de chegar aos pulmões. O gargarejo eliminaria o vírus, o que é mentira
14:53 | Mar. 17, 2020
Autor Izadora Paula
Foto do autor
Izadora Paula Estagiária do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

É falso que gargarejo com água morna, sal e vinagre elimina o coronavírus. A informação, que está sendo difundida em redes sociais, foi refutada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A mensagem, que está sendo compartilhada junto a uma imagem, mostra que o coronavírus permanece na garganta por quatro dias antes de chegar aos pulmões. O gargarejo eliminaria o vírus, o que é mentira.

A Fiocruz disse que é falso que "gargarejar com água morna ou salgada mata os vírus que se alojam nas amígdalas e evita que passem para os pulmões". O Ministério da Saúde informou que, até o momento, "não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A OMS defendeu que a mensagem não faz sentido. Além disso, reforçou que soluções salinas utilizadas na lavagem do nariz não ajudam a prevenir a doença. "Há evidências limitadas de que lavar o nariz regularmente com solução salina pode ajudar as pessoas a se recuperar mais rapidamente de resfriados comuns. Entretanto, enxaguar regularmente o nariz não tem demonstrado prevenir infecções respiratórias."

Segundo o médico infectologista Leonardo Weissman, a infecção pelo coronavírus pode dar tosse seca e dor de garganta, mas não é possível determinar que essa tosse acontece porque o vírus está na garganta e demora tantos dias para chegar no pulmão. "Isso faz parte do quadro clínico da infecção e o tempo para o vírus chegar depende de cada pessoa. Não existe um tempo certo. O gargarejo pode ser bom para ajudar no alívio da tosse, mas dizer que água morna sal e vinagre elimina o vírus é uma grande bobagem", explicou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar