PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Coronavírus: frota de ônibus em Fortaleza não foi reduzida

O secretário executivo da SCSP, Luiz Alberto Saboia, disse que nenhuma medida que prejudique a população da Capital será tomada. A situação é reavaliada a cada 24 horas

Lucas Braga
12:31 | 17/03/2020
A Etufor afirmou que ainda não ha previsão de restrição e que a limpeza dos ônibus é feita diariamente pelas empresas. (Foto: MAURI MELO/O POVO)
A Etufor afirmou que ainda não ha previsão de restrição e que a limpeza dos ônibus é feita diariamente pelas empresas. (Foto: MAURI MELO/O POVO)

Todos os ônibus de Fortaleza devem trafegar com janelas abertas a partir desta quarta-feira, 18. A frota refrigerada (quase 40% do total) terá ar-condicionado desligado e ajustes feitos nas próximas 24 horas para seguir a recomendação municipal. A medida visa à circulação de ar nos coletivos.

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza (SCSP) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) divulgaram que, neste momento, a frota não será reduzida. Contudo, o quadro é reavaliado por comitê responsável, a cada 24 horas. Os anúncios foram oficializados em coletiva de imprensa na manhã desta terça, 17.

O secretário executivo da SCSP, Luiz Alberto Saboia, disse que nenhuma medida que prejudique a população da Capital será tomada.

"Com a suspensão das aulas em escolas e universidades, haverá redução na demanda de passageiros. Isso tem reflexos, como ônibus menos lotados, o que é bom nessa situação, para que tenha distanciamento mínimo entre as pessoas", diz Saboia.

Os ônibus passam por higienização com álcool e outros químicos diariamente. A ação das concessionárias é supervisionada pela Etufor. Além disso, superfícies são higienizadas nos terminais, como catracas e corrimãos.

Álcool em gel estará à disposição dos usuários dos terminais, em dispensers. Haverá ainda serviço de informação sobre o novo coronavírus. Nas centrais de medicamento, educadores de saúde vão orientar e tirar dúvidas da população.

A recomendação é evitar ônibus lotados. Já que a frota será mantida, a SCSP sugere esperar o próximo coletivo. "A bicicleta é excelente meio de transporte nesse momento", conclui Saboia.

 

Com informações de Leonardo Maia