Participamos do

Coronavírus: entenda o nível de alerta determinado nos planos de contingência do Ceará e de Fortaleza

Na Capital, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está elaborando novo plano de contingência, que deve ser divulgado até o fim desta segunda-feira
14:39 | Mar. 16, 2020
Autor Leonardo Maia
Foto do autor
Leonardo Maia Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Como medida preventiva para atenuar a transmissão do novo coronavírus (Covid-19) localmente, o Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza construíram planos de contingência para reduzir os impactos causados pela pandemia. Mesmo com a confirmação de três novos casos da doença na noite desse domingo, 15, os níveis de alerta no Estado e em Fortaleza continuam os mesmos, de acordo com documentos divulgados.

Em âmbito estadual, o cenário atingiu o nível máximo de ações preventivas no dia 5 deste mês, quando o primeiro caso de transmissão local foi registrado em território nacional. Segundo o documento, essa condição possibilita a declaração de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Fortaleza, o cenário continua o mesmo, com alerta de “perigo iminente”. A adoção de Emergência em Saúde Pública, que representa o terceiro e mais grave nível de alerta, está condicionada à transmissão local na Capital. Até o momento, todos os três casos confirmados nesse domingo foram importados de países do exterior.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que está elaborando um novo plano de contingência, que deve ser divulgado até o fim desta segunda-feira, 16.

Com o alerta em vigor para o novo coronavírus, a Prefeitura, entre outras funções, deve intensificar a articulação com os serviços de referência organizados pela Secretária Estadual da Saúde (Sesa) para ajuste dos fluxos de pacientes. A gestão municipal ainda deve monitorar eventos e rumores na imprensa e redes sociais junto aos serviços de saúde.

>> Leia a íntegra dos planos de contingência divulgados: Ceará, Fortaleza e Eusébio

O município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), também elaborou um plano de contingência. O documento afirma que a cidade atenderá todas as emergências em saúde pública, incluindo a mobilização de recursos financeiros, atendendo às determinações do artigo 15 da Lei Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, da Constituição Federal.

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) cobrou, no dia 30 de janeiro, as Secretarias de Saúde do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza a fim de acompanhar as providências que estão sendo adotadas para o enfrentamento do coronavírus no Ceará, principalmente quanto à existência de um plano de ação para prevenção e combate ao vírus.

Em nota, o MPCE afirmou que receberá os planos das prefeituras até esta terça-feira, 17. Até a última quinta-feira, 12, apenas a Capital tinha apresentado plano de contingência no Estado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar