Participamos do

Região de Saúde de Fortaleza tem aumento de 72% em casos de Covid-19

Entre 11 e 17 de outubro, houve oito mortes, representando aumento de 33,3% no número de óbitos em relação à semana anterior. A comparação foi feita com os sete dias anteriores a este período, de 4 a 10 de outubro
18:57 | Out. 22, 2020
Autor Gabriela Custódio
Foto do autor
Gabriela Custódio Repórter na DATADOC - Central de Jornalismo de Dados
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Entre os dias 11 e 17 de outubro, período referente à semana epidemiológica (SE) 42, a Região de Saúde de Fortaleza apresentou 743 novos casos de Covid-19. O número representa um aumento de 72% em relação à semana epidemiológica anterior (SE 41), que corresponde aos dias entre 4 e 10 de outubro. No mesmo período, também houve aumento de 33,3% no número de óbitos, com oito mortes por conta da doença na região.

Os dados são do boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, 22, pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). A Região de Saúde de Fortaleza é composta por 43 municípios, incluindo, além da Capital, Eusébio, Itaitinga, Itapipoca, Redenção e Cascavel.

No Estado, até o último sábado, 17, haviam sido confirmados 265.680 casos de Covid-19 e 9.260 óbitos, o que representa uma letalidade de 3,5%. O aumento no número de mortes foi de 0,7% em relação aos seis dias anteriores. Outros 601 permanecem em investigação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O documento aponta redução na taxa de positividade dos exames em quase todas as Regiões de Saúde do Ceará, com exceção da Região de Fortaleza — onde, entre os dias 11 e 17 de outubro foram realizados 4.317 exames e, destes, 545 foram positivos (12,6%).

"Isso nos faz lembrar que a gente ainda está em pandemia, que a gente não pode esquecer das medidas de etiqueta respiratória, do uso de máscara obrigatório, evitar as aglomerações, manter o distanciamento social porque, infelizmente, a pandemia não acabou", afirmou a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, em vídeo disponibilizado à imprensa.

Incremento de casos

Segundo o boletim a Capital cearense registrou aumento de 1,6% no número de casos do novo coronavírus. A análise diz respeito ao período entre as Semanas Epidemiológicas (SE) 38 a 41 (13/09 a 10/10). Os dados da SE 42, dos dias 11 a 17 de outubro, não foram considerados devido a atraso na digitação de indicadores.

Também foi percebida um alta na positividade de exames. Por outro lado, Fortaleza apresentou redução de 55,2% no número óbitos causados pela Covid-19 no mesmo período. Alvo de preocupação do Estado no boletim da semana passada, as regiões Cariri, Norte e Litoral Leste/Jaguaribe apresentaram uma considerável redução na velocidade de casos, "mostrando que a gente é capaz de reduzir a contaminação por Covid à medida que continuamos seguindo as medidas", conforme Almeida. A região de Crateús também obteve melhores índices na avalição desta semana.

Colaborou Matheus Facundo

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar