Thiago Silva: conheça o capitão do Brasil na Copa do Mundo 2022

Em sua 4º participação na Copa do Mundo, o jogador assume pela 3º vez consecutiva a braçadeira de capitão do Brasil. Saiba mais sobre o Thiago Silva

O zagueiro Thiago Emiliano da Silva, conhecido em campo como Thiago Silva, é um dos jogadores integrantes da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022.

Aos 38 anos de idade, o zagueiro, considerado um dos melhores jogadores do mundo na posição, participa de sua 4º Copa do Mundo e assume pela 3º vez consecutiva a braçadeira de capitão da Seleção brasileira, no torneio mundial organizado pela Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa). 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A idade de Thiago neste ano o tornou o segundo atleta mais velho do Brasil a jogar uma Copa do Mundo, atrás apenas do lateral-direito Daniel Alves, 39.

Atualmente, o carioca atua como zagueiro no Chelsea Football Club, time inglês, sediado na cidade de Londres. 

Enquete Copa do Mundo 2022: qual seleção vai ganhar? VOTE

Thiago Silva na Copa do Mundo 2022: carreira no futebol

Nascido em 22 de setembro de 1984, no Rio de Janeiro, Thiago iniciou sua trajetória no futebol ainda na infância, aos 11 anos de idade, nas categorias de base do Fluminense Football Club, onde permaneceu por um oito anos, até conseguir sua primeira contratação.

RS Futebol

Após uma boa formação no time carioca, Thiago estreou profissionalmente, em 2003, no time gaúcho RS Futebol Clube, disputando a terceira divisão do campeonato regional.

Juventude

Ainda no mesmo ano, Thiago foi transferido para o Juventude, também do Rio Grande do Sul. Durante sua trajetória de apenas uma temporada no time, o zagueiro chamou atenção ao se destacar no Campeonato Brasileiro de 2004, recebendo o título pela revista Placar como o 3° Melhor Zagueiro do Brasil.

Porto

Em setembro de 2004, Thiago foi contratado pelo Futebol Clube do Porto, onde teve poucas oportunidades de jogar, ficando apenas na equipe reserva do time. Devido ao clima frio, o jogador teve problemas respiratórios. 

Moscou

Em 2005, devido a não adaptação de Thiago ao Porto, o time o emprestou para ao clube russo Dínamo de Moscou. Porém, diante novamente ao frio severo, os problemas respiratórios do jogador se agravaram, desenvolvendo para um quadro de tuberculose. Para tratar a doença, o atleta ficou quatro meses internado.

Fluminense

Em 2006, Thiago retornou a suas origens, sendo contratado pelo Fluminense, time em que iniciou sua trajetória no esporte. Em sua passagem pelo time, o zagueiro se destacou e se tornou um ídolo para os torcedores. 

No ano seguinte, Thiago conquistou pelo tricolor a Copa do Brasil de 2007 e uma boa colocação no Campeonato Brasileiro de 2007.

Em 2008, em jogo válido pela semifinal da Copa Libertadores, Thiago marcou um dos gols que garantiram a conquista do vice-campeonato.

Milan 

Após seu bom desempenho no Brasil, o zagueiro foi contratado pelo Milan, em dezembro de 2008. No entanto, foi só em setembro de 2011 que o jogador consolidou-se titular do clube italiano.

Em sua estreia, na Liga dos Campeões da Uefa, contra o Barcelona, o zagueiro marcou o gol de empate aos 47 minutos do segundo tempo. Após o feito, ele foi considerado o melhor do mundo de sua posição naquele ano. 

Em novembro do mesmo ano, Thiago Silva usou pela primeira vez a faixa de capitão na equipe Rossonera, marcando um gol contra o Chievo.

Paris Saint-Germain (PSG)

Após uma ótima temporada no Milan, Thiago foi contratado pelo Paris Saint-Germain. Em sua estreia, em 18 de setembro, marcou um dos gols da vitória sobre o Dínamo de Kiev.

O zagueiro passou oito anos no time, e apesar de ter conquistado 25 títulos durante sua passagem no clube, não teve seu contrato renovado.

Chelsea

Em agosto de 2020, Thiago Silva foi contratado por uma temporada, com opção de renovação por mais um ano, pelo Chelsea Football Club. 

No time, o zagueiro estreou oficialmente na temporada 2022–23, em agosto, na vitória por 1 a 0 contra o Everton, em jogo válido pela Premier League.

Em outubro, o jogador realizou sua centésima partida na Liga dos Campeões da UEFA, tornando-se o quinto brasileiro a chegar aos 100 jogos na competição.

Thiago Silva na Copa do Mundo 2022: participação na seleção brasileira

Thiago Silva foi convocado pelo treinador Dunga para compor a Seleção brasileira em 2008, pouco tempo antes de dois jogos da Seleção Brasileira pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, sediada na África do Sul.

Copa do Mundo 2010

Thiago foi convocado para a Copa do Mundo 2010, no entanto, ficou apenas na reserva, não entrou em campo.

Copa do Mundo 2014

Thiago foi novamente convocado para participar da Copa do Mundo. Dessa vez, o jogador entrou em campo e marcou um gol na partida contra a Colômbia, desfazendo a "maldição" de 20 anos em que um capitão brasileiro não marcava gols em Mundiais.

Ainda durante o campeonato, Thiago foi criticado após sentar em cima de uma bola e chorar antes da disputa de pênaltis nas oitavas de final contra o Chile.

Copa do Mundo 2018

Thiago foi convocado para o torneio, sendo capitão de duas partidas na Copa do Mundo Fifa de 2018.

Copa do Mundo 2022

Em 7 de novembro de 2022, o zagueiro Thiago Silva foi convocado por Tite para integrar a seleção brasileira na Copa do Mundo 2022. Essa é a 4º participação do jogador no torneio mundial.

Thiago Silva na Copa do Mundo 2022: vida amorosa

O relacionamento de Thiago Silva e Isabelle Silva já dura 17 anos. O zagueiro começou a namorar Isabelle quando tinha 20 anos, em 2004.

O casal tem dois filhos: Isago, de 14 anos, e Iago, de 11. A escolha do nome dos filhos veio da junção do nome dos pais, Thiago e Isabelle.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

copa do mundo copa do mundo 2022 brasil copa do mundo thiago silva quem e thiago silva thiago silva brasil thiago silva capitao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar