Entenda a tensão por trás do confronto entre Sérvia e Suíça

Com conflitos fora e dentro de campo, as duas seleções se enfrentaram na Copa do Mundo de 2018 em um partida repleta de atritos.

A terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2022 terá um reencontro que gerou atrito na última edição, a de 2018: Suíça e Sérvia disputam entre si pela segunda colocação do grupo G.

Com tensão mais fora do que dentro de campo, a causa do desentendimento na última Copa se deu pela comemoração dos autores dos gols que deram vitória por 2 a 1 para a Suíça.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Shaqiri e Xhaka celebraram seus gols fazendo um gesto com as mãos que remetia à "águia negra de duas cabeças”, símbolo da bandeira da Albânia. A comemoração foi para relembrar suas origens kosovares, país que tem maioria albanesa e participou de um tenso conflito contra os sérvios.

O gesto é considerado uma provocação para a Sérvia, que foi um dos pilares da Guerra do Kosovo, na década de 1990.

Entenda o significado da comemoração

Estando dentro do território da Sérvia, Kosovo teve movimentos separatistas reprimidos a partir de 1989. O motivo da separação era por causa de uma tentativa de limpeza étnica na região kosovar por parte da Sérvia.

Com maioria albanesa, o país apresentava uma diferença étnica e religiosa do restante da Sérvia. Enquanto os kosovares eram, em sua predominância, albaneses e muçulmanos, os sérvios tinham uma dominância de cristões ortodoxos.

Em 17 de fevereiro de 2008, Kosovo declarou independência de forma unilateral, ato que não foi reconhecido pela Sérvia, os quais consideram a região ainda como parte do país.

Com o gesto da "águia negra de duas cabeças”, Shaqiri e Xhaka reforçam sua origem kosovar e a independência do país.

Suíça e Sérvia se enfrentam nesta sexta-feira, 2, às 16 horas, valendo vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo 2022. Para avançar de fase, uma das seleções precisa ganhar e torcer por um empate ou derrota do Camarões contra o Brasil.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Suiça Servia geopolitica Copa do mundo 2018 Russia Copa do Mundo 2022

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar