VERSÃO IMPRESSA

Tipos de Notícias

11:29 | 06/05/2019

Notícia 

Usada para todas matérias e reportagens que retratem fatos ou descrevam situações. Matéria baseada em fatos observados e verificados pelo repórter com fontes diversas. Notícias não possuem a opinião do repórter. Quando há análise, deve haver as duas definições: notícias e análises.

Análise 

Usada para textos analíticos, com contextualização, avaliações sobre um tema e seus possíveis desdobramentos. Interpretação da notícia por diversos ângulos, baseada em evidências e dados. Projeta como o fato deve se desenrolar baseado nos acontecimentos. A análise deve ser baseada em informações factuais. Na análise, o jornalista deve aplicar sua expertise para ajudar o usuário a entender o fato. Um texto analítico pode ser também informativo.

Opinião 

Textos caracterizados pelo juízo de valor sobre determinado tema. Podem ser feitos por colaboradores ou jornalistas da casa. Texto opinativo defende ideias e tira conclusões com base na interpretação de fatos e dados. Diz ao público o que o autor ou colaborador pensa sobre o evento ou problema. Os artigos de opinião podem incluir fatos relatados ou citações, mas enfatizam os próprios pensamentos, preferências pessoais e conclusões do autor. Inclui editoriais. Os textos assinados não necessariamente refletem a opinião do veículo

Humor 

Texto mais livres, sem compromisso com a fidedignidade dos fatos, com sátira/humor. Usa exagero, ironia ou humor para destacar um assunto/tema.

Crônica  

Textos leves, mais autorais, que tomam como bases fatos do cotidiano, sem necessidade de precisão jornalística.

Checagem

Matéria jornalística feita para checagem de boatos/fatos. Matéria feita a partir da verificação de uma informação, de uma declaração específica ou de um conjunto de informações divulgadas principalmente pelas redes sociais. Emite um veredicto sobre se a declaração está correta ou não. Também pode incluir relatórios destinados a desmascarar notícias falsas.

Publieditorial 

Quando uma empresa, uma instituição ou um indivíduo paga para a produção e veiculação de uma matéria. Como resultado, embora possa ser escrito no estilo da publicação e com rigor, não é um jornalismo imparcial. É um texto publicitário. Não atende aos padrões de jornalismo imparcial ou independente porque um patrocinador esteve envolvido na produção e revisão final antes da publicação.

Jornalismo de Dados 

Uma matéria baseada em dados que fornece ao leitor informações, definição e detalhes sobre um assunto específico. Explicações sobre fatos para ajudar o leitor a entender como algo funciona ou o que aconteceu. Podem ser incluídas nessa definição timelines, FAQ (respostas a perguntas feitas frequentemente), perguntas e respostas e listas.

O POVO