Participamos do

COVID19: Senai do Ceará fará 30 mil EPIs para equipes de saúde

O presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiec), Ricardo Cavalcante, disse que a meta é produzir 30 mil unidades do EPI
21:52 | Mar. 24, 2020
Autor Jocélio leal
Foto do autor
Jocélio leal Editor-chefe dos núcleos de Economia e Negócios (Veículos, Imóveis e Empregos&Carreiras)
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Fortaleza - O presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiec), Ricardo Cavalcante, anunciou que o Instituto Senai de Tecnologia, do Sistema Fiec, está trabalhando na criação de um protótipo para Equipamentos de Proteção Individual (EPI) a serem utilizados pelas equipes de atendimento a pacientes de COVID19. A meta é produzir 30 mil unidades do EPI. O nome técnico é full face shield.

O médico intensivista Weiber Xavier explica que o EPI é usado durante o procedimento de entubar pacientes. Protege contra aerosol/gotículas. "Deve-se usar por baixo uma outra máscara pois aerossóis podem penetrar", explica.

O diretor regional do Senai no Ceará, Paulo Andre Holanda, diz que o protótipo foi validado pela Secretaria da Saúde do Estado. Segundo ele, as equipes do Senai estão trabalhando nos moldes e e vão começar a produzir em larga escala.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Senai está produzindo nas unidades da Parangaba, em Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte. Segundo Paulo André, existe capacidade instalada para produzir 3 mil peças por dia da máscara facial. "Vamos confeccionar, inicialmente, 9 mil máscaras de tnt”.

São dois tipos. Uma é de poliamida e direcionada para os profissionais de saúde, como equipamento de proteção individual. O objetivo é atender todo o estado. A produção desta peça começa nesta quarta-feira (25).

O primeiro lote será entregue no dia 2 de abril. A outra é a máscara mais comumente encontrada em farmácias, feita de tnt, que começa a ser produzida na segunda-feira (30). As peças em componentes de plástico (máscara de proteção facial) são feitas em impressoras 3D e por injeção.

O Senai Ceará está oferecendo à Sesa um galpão no Senai Maracanaú e um ambiente na unidade do Senai em Fortaleza, além de equipe especializada, para conserto e manutenção de ventiladores mecânicos.

Protótipos
O SENAI Ceará também está desenvolvendo protótipos de duas peças utilizadas em máquinas de respiração mecânica: divisor de fluxo de ar e válvula.

O divisor de fluxo de ar serve para que uma máquina de respiração mecânica possa servir para dois pacientes, ou seja, uma máquina que era individual, a partir da instalação dessa peça, servirá para duas pessoas.

A válvula para máquina de respiração mecânica é um outro componente que será utilizada no equipamento, proporcionando melhorias ao seu funcionamento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar