Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Assembleia aprova projeto que pune servidor que se recusar a receber vacina

O texto prevê sanções administrativas, incluindo demissão, para o servidor que optar por não tomar as doses sem "justo motivo"
17:39 | Ago. 19, 2021
Autor Maria Eduarda Pessoa
Foto do autor
Maria Eduarda Pessoa Autor
Tipo Notícia

Por 25 votos contra cinco, a Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) aprovou, nesta quinta-feira, 19, o projeto de lei que obriga servidores públicos estaduais a se vacinarem contra a Covid-19. O texto prevê sanções administrativas, incluindo demissão, para o servidor que optar por não tomar as doses “sem justo motivo”. O projeto segue para sanção do governador Camilo Santana (PT). A decisão foi adiantada pelo petista na última segunda-feira, 16. 

LEIA MAIS l Deputados discutem durante votação sobre punição a servidores não vacinados no Ceará

Durante a votação, houve bate-boca entre parlamentares que divergiam sobre a imposição. Deputados da oposição criticaram a medida e defenderam a “liberdade de escolha”. O projeto, de autoria do Governo do Estado, é classificado como uma "medida de resguardo da salubridade do ambiente de trabalho e de proteção da saúde, tanto de usuários quanto de todos os demais agentes envolvidos na prestação do serviço público".

O projeto de lei determina que os órgãos e entidades da administração pública estadual oficiem seus servidores e empregados que estejam aptos a receber a vacina contra a Covid-19. Estes, por sua vez, devem informar, mediante declaração, se receberam ou não o imunizante.

Caso o servidor informe que não se vacinou, caberá a ele, na declaração, apresentar uma justificativa que será avaliada pela gestão. No caso de o servidor público comunicar a intenção de não se vacinar, o gestor adotará providências.

Se houver a recusa ao imunizante sem "justo motivo", o órgão ou entidade administrativa formalizará o pedido de desligamento do cargo. Ainda de acordo com a proposta, caso o servidor público não comunique sua situação conforme determina a lei estadual, ele pode sofrer sanções que vão desde advertência à demissão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Marcos Gadelha é o novo titular da Sesa; Blog antecipou

Blog do Eliomar
14:24 | Ago. 19, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governador Camilo Santana anunciou na tarde desta quinta-feira (19), por meio das redes sociais, o nome do novo secretário da Saúde do Ceará, o médico Marcos Gadelha. até então secretário executivo da pasta.

A informação foi antecipada pelo Blog, na terça-feira (17), quando da saída do então titular Dr. Cabeto, ao apontar que Marcos Gadelha possui trânsito político e conhece o trabalho do ex-secretário.

"(Marcos Gadelha) terá a missão de ampliar as melhorias nessa área, tão importante para todos os cearenses", comentou há pouco Camilo Santana. "Dr. Marcos Gadelha participa de nosso Governo desde o começo, em 2015, quando foi diretor-geral do Hospital de Messejana", ressaltou.

"Desejo boa sorte ao Dr. Marcos Gadelha, nessa nobre missão, e reafirmo minha gratidão ao Dr. Cabeto, que fez um grande trabalho nos últimos 2 anos e 7 meses. A Saúde terá sempre meu apoio e será sempre prioridade absoluta em nosso Governo", disse o governador do Ceará.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Governo do Ceará anuncia 2.000 bolsas de formação acadêmica e pesquisa

AVISO DE LIVE
09:55 | Ago. 19, 2021
Autor Levi Aguiar
Foto do autor
Levi Aguiar Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um total de 2.054 bolsas de formação acadêmica e pesquisa serão concedidas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 19, pelo governador, Camilo Santana, em transmissão ao vivo pelas redes sociais. 

As bolsas possuem duração entre 6 e 48 meses e incluem iniciação científica, Mestrado, Doutorado e pós-Doutorado. Conforme informações divulgadas pelo Governo do Estado, a concessão desse apoio alcança todas as instituições de ensino superior públicas e particulares do Ceará e também instituições de pesquisa.

A transmissão está sendo feita pelas redes sociais do Governo do Ceará como YouTube (governodocearaoficial) e Facebook

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Deputado cearense participa de sessão enquanto corta o cabelo

ASSEMBLEIA
13:49 | Ago. 18, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O deputado Osmar Baquit (PDT) fez participação “pouco convencional” na sessão da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, 18. Participando dos trabalhos de forma remota, o deputado surpreendeu colegas ao aparecer para falar sentado na cadeira de um barbeiro.

A situação inusitada ocorreu durante fala do deputado Romeu Aldigueri (PDT), que criticava recente declaração do ministro Milton Ribeiro (Educação) de que estudantes com deficiência “atrapalham” os colegas em sala de aula.

"Deputado Romeu, eu estou até aqui cortando o cabelo aqui no VIP, do meu amigo Alex, e não poderia deixar de participar. Eu quero participar o discurso de Vossa Excelência", disse. Nas imagens, a mão do barbeiro pode ser vista cortando os cabelos do deputado.

Em determinado momento, o deputado chega a afastar a mão do barbeiro, para aparecer melhor na câmera. Na fala, Baquit também reforçou críticas à fala do ministro. Na Assembleia, deputados brincaram com a situação, chegando a perguntar se o deputado iria fazer “barba, cabelo e bigode”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

"Camilo tem plenas condições de ser eleito senador", afirma Guilherme Sampaio

Política
00:30 | Ago. 18, 2021
Autor Filipe Pereira
Foto do autor
Filipe Pereira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O deputado estadual e presidente do PT de Fortaleza Guilherme Sampaio destacou nesta terça-feira, 17, que uma eventual candidatura do governador Camilo Santana (PT) ao Senado Federal já conta com o apoio do partido no Ceará. Ao programa Jogo Político, o petista defendeu que as candidaturas de Camilo e do ex-presidente Lula à Presidência em 2022 constituem um forte projeto capaz de "derrotar o bolsonarismo".

"Nós queremos que o governador Camilo seja candidato a senador. Achamos que, nessa conjuntura que a gente está enfrentando, é fundamental que um senador, com a experiência e perfil do Camilo, com o compromisso dele com a democracia e com as políticas sociais que se viu agora no enfrentamento da pandemia, esteja representando o Ceará", disse o deputado.

ASSISTA AO JOGO POLÍTICO COM GUILHERME

O parlamentar destacou que Camilo tem "plenas condições de ser eleito" e adiantou que tal projeto deve ser discutido entre o governador e o ex-presidente Lula durante sua vinda ao Ceará nos próximos dias. "Eu penso que o presidente Lula vai conversar sobre a experiência de governo para, eventualmente, até incorporar elementos dessa experiência para discussão que vai fazer pelo Brasil", disse Guilherme.

Segundo o deputado, o diálogo a ser realizado entre os líderes partidários deve constituir um "grande poder" para um "momento de reconstrução do país" após a presidência de Jair Bolsonaro. "Lula vai dialogar como um companheiro, amigo, admirador e como dois atores políticos que têm compromisso com a defesa da democracia" afirma.

A chegada do pré-candidato do PT à Presidência da República no Ceará está marcada para sexta-feira, 20. O deputado confirmou a vinda do petista com o objetivo de costurar um arranjo regional que lhe permita ter um palanque forte no Estado em 2022.

Com foco nos movimentos populares, partidos e lideranças políticas, Lula deve trabalhar no sentido de construir uma frente ampla antibolsonarista no Ceará, afirma Guilherme. "É uma organização à reação popular para darmos uma resposta categórica a esse retrocesso político que a gente está vivendo no país no governo Bolsonaro", diz o presidente do partido em Fortaleza.

Questionado sobre os desafios na formação de alianças sólidas no Estado e os reflexos regionais das divergências políticas entre Lula e Ciro Gomes, também presidenciável, o deputado afirmou que defende o projeto político de alianças com o PDT no Ceará. Contudo, ele adiantou que a sigla "não leva desaforo pra casa", e que "deve discutir outro rumo" caso as alianças não sejam do interesse mútuo.

"Nós perdemos quase 700 mil pessoas vítimas de Covid. A população espera mais da classe política do que ficar trocando desaforo. Na minha opinião, a gente deveria discutir a continuidade desse projeto político com quem é aliado, e o PDT está entre esses aliados. Quem não quer discutir paciência, nós vamos discutir outro rumo", finalizou o parlamentar.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Jovens são vacinados no Centro de Eventos acompanhados dos pais

COVID-19
00:30 | Ago. 18, 2021
Autor
Tipo

Se no início da campanha de vacinação contra a Covid-19 os filhos levavam os pais idosos ao Centro de Eventos, em Fortaleza, com a vacinação de jovens de menos de 20 anos o papel foi invertido. Nesta terça-feira, 17, pais e mães se espalharam pelas escadarias, áreas de espera e calçadas do ponto de vacinação enquanto os filhos recebiam a primeira dose (D1).

Eliane Leal, 43, acompanhou o filho Pedro Diogo Leal, 19, até a fila de vacinação. “Eu estava desesperada! Porque a gente já vacinou bem antes, e nada de chegar nele. Fiquei muito feliz. Já tomei a primeira dose, meu marido também e agora ele. Não vejo a hora de acabar logo isso.”

Assim como muitos outros pais, Eliane esperou do lado de fora até que Pedro fosse atendido. Isso ocorreu por causa da orientação dos técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de que os acompanhantes não entrassem no Centro de Eventos ou esperassem atrás de grades dispostas na lateral do salão de entrada. A medida visa melhorar a organização das filas das pessoas agendadas e evitar aglomerações.

Mesmo com a fila grande, Gerlane Gomes, 53, achou o atendimento rápido e comemorou a imunização parcial da filha de 19 anos. “Nós duas estávamos ansiosas para chegar essa data, porque a vacina é muito importante. A pandemia foi sofrida, em casa presa, sem poder sair”, relatou. Agora a expectativa é que, com a vacina, a jovem consiga voltar a estudar presencialmente e se preparar para o Enem.

Depois da imunização de Ana Caroline Ferreira Gomes, 19, a jovem teve a ajuda do pai, Euvaldo Ferreira Gomes, 60, para registrar o momento com uma foto. “Eu me senti muito feliz, entrei lá e fiquei com um sentimento de vitória de chegar até hoje e poder tomar minha vacina”, compartilhou Caroline.

“A gente tinha muita expectativa desse dia, para que ela ficasse de certa forma protegida”, disse Euvaldo. Pai e filha explicaram que, mesmo depois da imunização, ainda pretendem respeitar o isolamento social e manter os cuidados. “Porque não é 100%, então é sempre melhor ter um cuidado a mais, ficar em casa, usar máscara e álcool em gel”, afirma Caroline.

Vacinação de crianças e adolescentes ainda não tem data definida

A prefeitura de Fortaleza tem a expectativa de finalizar a vacinação da população com mais de 18 anos ainda nesta semana. Cerca de 85% dos adultos da Capital já receberam pelo menos uma dose, e 30% completaram o esquema de vacinação com as duas doses do imunizante.

No entanto, ainda não há data definida para o início da vacinação de crianças e adolescentes. No Brasil, é permitida a imunização de pessoas de 12 a 18 anos com a vacina da marca Pfizer. Porém, de acordo com a SMS, a pasta aguarda orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) para definir o cronograma e a logística de vacinação desse grupo.

Anne Romeu, 19, que compareceu ao Centro de Eventos nesta terça-feira, 17, para ser vacinada, contou que a única pessoa que ainda precisa receber a primeira dose na família é a irmã de 16 anos. “Ela está muito feliz por mim, mas também está ansiosa para a vez dela. Mas vai chegar, espero que até o fim deste ano.”

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags