PUBLICIDADE
Notícias

Kremlin defende sua decisão de reconhecer passaportes de rebeldes ucranianos

18:24 | 20/02/2017
O Kremlin defendeu nesta segunda-feira sua decisão de reconhecer passaportes emitidos por autoridades separatistas no leste da Ucrânia, como uma resposta ao bloqueio às regiões rebeldes ucranianas.

O porta-voz do presidente Vladimir Putin, Dmitry Peskov, também não comentou sobre o plano de paz proposto por um legislador ucraniano, que teria tentado vender ao governo do presidente dos EUA, Donald Trump.

O movimento por parte de Putin para reconhecer passaportes e outros documentos emitidos por autoridades rebeldes atraiu críticas acentuadas da Ucrânia, que classificou a ação como uma violação de um acordo de paz de dois anos. As forças ucranianas vêm lutando contra os rebeldes separatistas apoiados pela Rússia desde abril de 2014 - um conflito que matou mais de 9,8 mil pessoas.

Segundo Peskov, o decreto de Putin foi um gesto humanitário para ajudar os moradores das regiões rebeldes que enfrentaram um bloqueio de transportes imposto por nacionalistas ucranianos. O bloqueio tornou impossível que os residentes do leste rebelde viajassem ao lado controlado pelo governo ucraniano para receber ou estender seus passaportes e outros documentos, disse. "O presidente russo assinou o decreto exclusivamente por motivos humanitários", afirmou. Fonte: Associated Press.

TAGS