PUBLICIDADE
Notícias

Turquia permanecerá garantidora do Chipre reunificado, diz Erdogan

21:42 | 13/01/2017
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse hoje que o seu país deve continuar garantindo a segurança do Chipre, mesmo que haja um acordo de reunificação da ilha, que está etnicamente dividida entre linhas turcas e gregas.

Erdogan disse que nenhum acordo para proteger as duas comunidades de possíveis hostilidades poderia ser feito sem envolvimento turco. Mas ele não descartou a retirada de milhares de soldados que a Turquia mantém no Chipre - como a Grécia, que mantém um pequeno contingente de soldados na ilha.

A retirada de soldados da ilha está completamente fora de cogitação", disse Erdogan em Istambul."Se isso está sendo considerado, nós falamos que os soldados de ambos os lados precisam ser completamente retirados".

O porta-voz de Erdogan disse que um pequeno número de tropas pode permanecer após a reunificação, em linha com o plano anterior fechado com a Organização das Nações Unidas (ONU), que falhou.

Os comentários da autoridade turca vêm um dia depois de altos diplomata dos "garantidores" do Chipre - Grécia, Turquia e Reino Unido) prometeu discutir formas de garantir a segurança após a reunificação. Fonte: Associated Press.

TAGS