Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Exposições, palestras, passeios ciclísticos: confira programação do Outubro Rosa em Fortaleza

Ao longo de outubro, mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, diversas instituições na cidade provem atividades. Confira algumas delas
10:39 | Out. 03, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Período dedicado à reflexão, conscientização e reafirmação da importância do tratamento contra o câncer de mama, o mês de outubro em Fortaleza começa com diversas atividades pela Cidade. De exposições com bordados feitos por mulheres que enfrentaram ou enfrentam a doença, passando por passeios ciclísticos, até campanhas em redes sociais, são variadas as formas de engajamento.

Todas as iniciativas se mostram ainda mais importantes após a informação de que somente 10 unidades de saúde em Fortaleza oferecem o exame de mamografia através do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse número contempla cerca de 50 mil mulheres, mas a quantidade esperada é maior: pelo menos 70 mil mamografias deveriam ser realizadas em Fortaleza por ano. Nesse cenário, órgãos públicos, associações, redes privadas se articulam para promover a discussão na cidade.

A coordenadora do Movimento Outubro Rosa Ceará, Valéria Mendonça, é uma das mulheres engajadas nessas mobilizações. Desde 2009 o movimento social atua no Ceará junto às instituições a fim de promover atividades e iniciativas sobre a temática. "Um movimento desse, principalmente nesse cenário de total desalento em relação ao SUS (Sistema Único de Saúde), a gente tem mais é que valorizar porque ele chama a sociedade pra se mobilizar. É um movimento que nós conseguimos, nesses 11 anos atuando, apresentar muitos resultados", conta Valéria.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Junto à Secretaria Estadual da Saúde, Mendonça está articulando atividades durante todo o mês. Entre elas, estão as tradicionais rotas nos postos de saúde, momento em que as unidades são avaliadas e, dependendo do resultado, recebem o selo rosa do movimento; também terão atividades em fóruns, com o objetivo de trabalhar o assunto com mulheres que trabalham neste ambiente, entre outras ações. A lista completa ainda será divulgada.

Na última terça-feira, 3, o prefeito em exercício Moroni Torgan abriu a campanha “Fortaleza Cidade Rosa em busca de mais Saúde e Cidadania”. O evento, realizado no Cuca da Barra do Ceará e realizado pelo “Movimento Outubro Rosa Ceará – A Nossa Luta é Todo Dia”, contou com a apresentação da programação das atividades unificadas de prevenção e combate ao câncer de mama neste mês outubro.

Na ocasião, Moroni Torgan recebeu a Chave Rosa da Cidade
Na ocasião, Moroni Torgan recebeu a Chave Rosa da Cidade (Foto: Divulgação)

Confira a lista com atividades do Outubro Rosa:

- Rede Mama e Unimed Ceará

A Rede Mama congrega hoje 17 associações em todo o estado do Ceará e que tem por missão, congregar as instituições que atuam no apoio às mulheres com câncer de mama. Esse ano, a rede adotou a campanha desenvolvida pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) que traz a temática #MeTrateDireito

Programação Outubro Rosa da Rede Mama 2019

- 09/10 às 19h - Passeio Ciclístico Rosa;

- 01/10 a 31/10 – Palestras em Instituições Públicas e Privadas;

- 27/10 – 16h – Caminhada Rosa

- II Encontro de Saúde Mental da MEAC aborda expectativas e realidades da gravidez e puerpério

Evento de capacitação para 200 profissionais e estudantes de várias instituições, no dia 4 de outubro (sexta-feira), das 8h às 17h, no auditório do Hemoce, no bairro no Rodolfo Teófilo.

8h - Credenciamento, Coffee Break e Apresentação Cultural

8h30min - Solenidade de Abertura

9h - Palestra Magna: “Da Gestação ao Puerpério: Entre o Imaginário e o Real”

10h - Ciclo Gravídico-Puerperal: Aspectos Biopsicossociais

13h - Apresentação de Trabalhos (Sessão Pôster)

14h - Mesa redonda: “Cuidados Paliativos e a Experiência do Luto”

16h - Ciranda do Renascimento

16h40min - Premiação de Trabalhos e Encerramento

- Maternidade-escola Assis Chateaubriand 2019

7 de outubro

9h – Abertura (composição de mesa, pronunciamento dos convidados e vídeos com depoimentos das mulheres acompanhadas na Meac)

9h30min – Apresentações Artísticas (Grupo Quartzo Verde e Coral Vozes da Uece)

10h – Palestra: “O poder do recomeço: Quando a vida muda meus planos, a força segue em mim” / Gisleine Carneiro – Jornalista, empresária da Bem Feito da GIS. Local: Recepção principal da Meac

11h – Exposição: “Nós vemos flores em vocês”, com fotos de 12 pacientes fotografadas por Suely Guimarães. Local: Corredor da Mastologia da MEAC

9 de outubro 

7h30min – Sessão educativa: Atenção multidisciplinar no câncer de mama – Resmulti. Local: Corredor da Mastologia da Meac

9h – Momento Beleza com a Equipe Mary Kay

9h – Sessão educativa e QUIZ com a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost). Local: Hall da escada da Meac

10 de outubro

14h – Momento beleza com a equipe Mary Kay

14h – Sessão educativa e quiz com o Grupo de Estudos em Câncer de Mama (Gecam) e a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost). Local: Hall da escada da Meac.

11 de outubro 

14h – Palestra: “Prevenção do câncer e autocuidado” - GT de acompanhante do HUWC / Equipe Multiprofissional do HUWC. Local: Auditório da farmácia da clínica cirúrgica

14 de outubro 

8h30min - Blitz educativa sobre prevenção do câncer de mama e quiz – Equipe do Serviço Social do HUWC e Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost)

9h – Momento beleza com a equipe Mary Kay no HUWC. Local: Hall da Ouvidoria do HUWC

16 de outubro

7h30min – Sessão educativa: Atenção multidisciplinar no câncer de mama – Resmulti. Local: Corredor da Mastologia da Meac

14h – Momento beleza com a equipe Mary Kay no HUWC

14h – Sessão educativa e quiz com a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost) e a Equipe do Serviço Social do HUWC. Local: Hall do Banco do Brasil no HUWC

14h – Momento beleza com a equipe Mary Kay na MEAC

14h – Sessão educativa – “Direitos sociais da pessoa com câncer” / equipe do Serviço Social da Meac. Local: Hall da escada da Meac

17 de outubro

9h – Momento beleza com a equipe Mary Kay no HUWC

9h – Sessão educativa e quiz - Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost) e Equipe do Serviço Social do HUWC. Local: Hall do Banco do Brasil HUWC

9h – Momento beleza com a equipe Mary Kay na Meac

9h – Sessão educativa – “Câncer de mama” / Enfermeira Poliana Rolim, da Mastologia. Local: Hall da escada da Meac

23 de outubro 

7h30min – Sessão educativa: “Atenção multidisciplinar no câncer de mama” / Resmulti. Local: Corredor da Mastologia da Meac.

24 de utubro

8h às 9h – Sessão clínica da Ginecologia: Rastreamento do câncer de mama. Local: Auditório da Unidade de Pesquisa Clínica (1º Andar das Ilhas)

25 de outubro 

11h30min – Sessão clínica da Obstetrícia: Câncer de mama e gravidez. Local: Auditório da Unidade de Pesquisa Clínica (1º Andar das Ilhas)

30 de outubro 

7h30min – Sessão Educativa: Atenção Multidisciplinar no Câncer de Mama - Resmulti. Local: Corredor da Mastologia da Meac.

-Sistema Fecomércio

Sesc Fortaleza

01/10 às 8h – Sesc Fortaleza- Abertura da Campanha na Unidade.Café com rosas - Café da manhã seguido de roda de conversa sobre o papel da alimentação durante o tratamento do câncer.

01/10 às 10h - Sesc Fortaleza - Saúde e autoestima.Oferta de serviços de saúde e estética

01/10 às 17h30min às 20h - Sesc Fortaleza/Estacionamento - Aula show com orientação sobre a forma correta de autoexame da mama.

02/10 às 9h – Fecomércio - Abertura da Campanha na Fecomércio.Roda de Conversa: Dra. Marlea Nobre.Câncer de mama: Autocuidado e prevenção do câncer de mama.Exposição mediada: Autoexame da mama como forma de prevenção.

03/10 - 14h – 14h30 e 16h – 16h30min – Sesc Fortaleza - Roda de conversa: A importância das consultas para o rastreamento na prevenção do câncer.

04/10 - 8h - Mercado São Sebastião - Aulão de Ritmos e orientação sobre a forma correta do autoexame da mama.Circuito Sesc Saúde.Aferição da pressão arterial, Índice de Massa Corporal, Medição da Circunferência Abdominal e retorno sobre as classificações de peso corporal.

09/10 - 6h às 21h - Sesc Fortaleza - Aulas de Hidroginástica: Mostrar a importância da atividade física para prevenção câncer de mama. Entrega de laços rosa.

11/10 - 16h - Aulão de Ritmos – Centro Fashion e orientação sobre a forma correta do autoexame da mama.Circuito Sesc Saúde.Aferição da pressão arterial, Índice de Massa Corporal, Medição da Circunferência Abdominal e retorno sobre as classificações de peso corporal.

15/10 - Às 10h e 13h – Sesc Fortaleza - Blitz Rosa.Orientação e autoexame da mama.

16/10 às 13h30min – Instituto do Câncer do Ceará - ICC.Oficina de lenços e turbantes como ferramenta de diálogos acerca da vida social durante o tratamento do câncer de mama.

16/10 - 17h, 18h e 19h - Aulão de Aerobike - Sesc Fortaleza - Mostrar a importância da atividade física para prevenção câncer de mama

17/10 - 14h – 14h30min e 16h – 16h30min - Roda de conversa: A importância da prática de atividade física como ação preventiva para Doenças Crônicas Não Transmissíveis como o Câncer. - Sesc Fortaleza

18/10 - 9h – Fecomércio - Vídeo debate: Exercite a prevenção.Jogos Lúdicos: Saúde e prevenção

19/10 - 14h às 14h30min e 16h às 16h30min – Sesc Fortaleza - Roda de conversa: A importância da prática de atividade física como ação preventiva para Doenças Crônicas Não Transmissíveis como o Câncer

22 e 23/10 – Sesc Fortaleza - Serviço de corte e captação de cabelos.

22/10 - 14h – 14h30min e 16h – 16h30mn – Sesc Fortaleza - Roda de conversa: A importância da prática de atividade física como ação preventiva para Doenças Crônicas Não Transmissíveis como o Câncer.

22/10 - 18h às 18h50min – Aulão de Yoga – Sesc Fortaleza - Mostrar a importância da atividade física para prevenção câncer de mama.

23/10 - Manhã: 6h e 7h/Tarde: 12h/Tarde/Noite: 17h às 20h - Sesc Fortaleza - Aulão de Ginástica - Mostrar a importância da atividade física para prevenção câncer de mama.

24/10 às 15h - Guerreiras do ICC Roda de Conversa.Oficina de automaquiagem como ferramenta de diálogos sobre autoestima. Após a oficina será promovida uma aula de dança.

24/10 - 14h – 14h30 e 16h – 16h30min - Sesc Fortaleza - Roda de conversa: A importância da prática de atividade física como ação preventiva para Doenças Crônicas Não Transmissíveis como o Câncer.

25/10 - Ginástica Laboral: DFE (Departamento Físico e Esportivo) - Sesc Fortaleza.Blitz Rosa.Orientação e autoexame da mama.

26/10 - 9h - Aulão de Ritmos – Centro Fashion e orientação sobre a forma correta do autoexame da mama.Circuito Sesc Saúde.Aferição da pressão arterial, Índice de Massa Corporal, Medição da Circunferência Abdominal e retorno sobre as classificações de peso corporal.

26/10 - 14h – 14h30min e 16h – 16h30min – Sesc Fortaleza - Roda de conversa: A importância da prática de atividade física como ação preventiva para Doenças Crônicas Não Transmissíveis como o Câncer.

29/10 – 15h - Associação Toque de Vida - Chá com rosas - Roda de conversa motivacional - Entrega dos cabelos coletados com o objetivo de confeccionar perucas para as mulheres que estão em tratamento do câncer de mama.

Sesc Fortaleza

01/10 às 8h – Sesc Fortaleza- Abertura da Campanha na Unidade.Café com rosas - Café da manhã seguido de roda de conversa sobre o papel da alimentação durante o tratamento do câncer.

01/10 às 10h - Sesc Fortaleza - Saúde e autoestima.Oferta de serviços de saúde e estética.

01/10 às 17h30 às 20h - Sesc Fortaleza/Estacionamento - Aula show com orientação sobre a forma correta de autoexame da mama.

02/10 às 9h – Fecomércio - Abertura da Campanha na Fecomércio.Roda de Conversa: Dra. Marlea Nobre Câncer de mama: Autocuidado e prevenção do câncer de mama.Exposição mediada: Autoexame da mama como forma de prevenção.

03/10 - 14h – 14h30min e 16h – 16h30min – Sesc Fortaleza - Roda de conversa:A importância das consultas para o rastreamento na prevenção do câncer

04/10 - 8h - Mercado São Sebastião - Aulão de Ritmos e orientação sobre a forma correta do autoexame da mama. Circuito Sesc Saúde.Aferição da pressão arterial, Índice de Massa Corporal, Medição da Circunferência Abdominal e retorno sobre as classificações de peso corporal.

09/10 - 6h às 21h - Sesc Fortaleza - Aulas de Hidroginástica: Mostrar a importância da atividade física para prevenção câncer de mama. Entrega de laços rosa.

11/10 - 16h - Aulão de Ritmos – Centro Fashion e orientação sobre a forma correta do autoexame da mama. Circuito Sesc Saúde.Aferição da pressão arterial, Índice de Massa Corporal, Medição da Circunferência Abdominal e retorno sobre as classificações de peso corporal.

15/10 - Às 10h e 13h – Sesc Fortaleza - Blitz Rosa.Orientação e autoexame da mama. 

16/10 às 13h30min – Instituto do Câncer do Ceará - ICC.Oficina de lenços e turbantes como ferramenta de diálogos acerca da vida social durante o tratamento do câncer de mama.

16/10 - 17h, 18h e 19h - Aulão de Aerobike - Sesc Fortaleza - Mostrar a importância da atividade física para prevenção câncer de mama.

17/10 - 14h – 14h30 e 16h – 16h30min - Roda de conversa: A importância da prática de atividade física como ação preventiva para Doenças Crônicas Não Transmissíveis como o Câncer. - Sesc Fortaleza

18/10 - 9h – Fecomércio - Vídeo debate: Exercite a prevenção.Jogos Lúdicos: Saúde e prevenção

19/10 - 14h às 14h30min e 16h às 16h30min – Sesc Fortaleza - Roda de conversa:A importância da prática de atividade física como ação preventiva para Doenças Crônicas Não Transmissíveis como o Câncer

22 e 23/10 – Sesc Fortaleza - Serviço de corte e captação de cabelos. 

22/10 - 14h – 14h30min e 16h – 16h30min – Sesc Fortaleza - Roda de conversa:A importância da prática de atividade física como ação preventiva para Doenças Crônicas Não Transmissíveis como o Câncer.

22/10 - 18h às 18h50mn – Aulão de Yoga – Sesc Fortaleza - Mostrar a importância da atividade física para prevenção câncer de mama.

23/10 - Manhã: 6h e 7h/Tarde: 12h/Tarde/Noite: 17h às 20h - Sesc Fortaleza - Aulão de Ginástica - Mostrar a importância da atividade física para prevenção câncer de mama.

24/10 às 15h - Guerreiras do ICC Roda de Conversa.Oficina de automaquiagem como ferramenta de diálogos sobre autoestima. Após a oficina será promovida uma aula de dança.

24/10 - 14h – 14h30min e 16h – 16h30min - Sesc Fortaleza - Roda de conversa:A importância da prática de atividade física como ação preventiva para Doenças Crônicas Não Transmissíveis como o Câncer.

25/10 - Ginástica Laboral: DFE (Departamento Físico e Esportivo) - Sesc Fortaleza.Blitz Rosa.Orientação e autoexame da mama.

26/10 - 9h - Aulão de Ritmos – Centro Fashion e orientação sobre a forma correta do autoexame da mama.Circuito Sesc Saúde.Aferição da pressão arterial, Índice de Massa Corporal, Medição da Circunferência Abdominal e retorno sobre as classificações de peso corporal.

26/10 - 14h – 14h30min e 16h – 16h30min – Sesc Fortaleza - Roda de conversa:A importância da prática de atividade física como ação preventiva para Doenças Crônicas Não Transmissíveis como o Câncer.

29/10 – 15h - Associação Toque de Vida - Chá com rosas - Roda de conversa motivacional - Entrega dos cabelos coletados com o objetivo de confeccionar perucas para as mulheres que estão em tratamento do câncer de mama.

Você também pode gostar:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar