Participamos do

Rota turística no Cariri tem mais de 50 atrativos para conhecer

Lançada nesta semana, rota turística quer reforçar o Cariri como destino turístico. No roteiro entram seis Cidades. Conheça um pouco da riqueza da região e programe-se!
18:33 | Mar. 04, 2020
Autor Gabrielle Zaranza
Foto do autor
Gabrielle Zaranza Estagiária de Agenda Cultural do Vida&Arte
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Há quem diga que do Cariri brotaram as primeiras flores do planeta. Na terra encantada, mitologia, ciência, religião e cultura se misturam e tudo vira história. Quem por lá passa, ouve o Cariri pelo desenho do céu, das rochas pré-históricas, do rastro dos ventos e das marcas dos que vivem no Oásis do meio do Sertão. A região é formada por seis cidades e fica na Chapada do Araripe, que concentra uma das maiores formações de fósseis do mundo. Terra do Padre Cícero, do artesão Espedito Seleiro, do poeta popular Patativa do Assaré, das Incelenças, dos Penitentes e de tantos outros mestres. Cariri é lugar que não se conhece, se vive. Seja por um dia ou pela vida toda, passar por lá marca trajetos.

"É uma Chapada no centro do Nordeste, distante do litoral. É um território que une quatro estados, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Ceará. Muita gente do Nordeste começou a vir para conhecer o Padre Cícero, até que foi Juazeiro do Norte foi construída. E todo esse povo que veio pro Cariri trabalha de dia, mas brinca de noite, é daí que vem a riqueza da nossa cultura popular, os reisados, o coco, o Pau da Bandeira… As pessoas daqui são naturalmente brincantes", relata o diretor da Fundação Casa Grande e pesquisador da pré-história do Cariri, Alemberg Quindins. De acordo com ele, a maior riqueza do Cariri é, de fato, a cultura popular. "Quem viaja para cá, que venha para conviver com as pessoas, comer uma galinha caipira, conhecer o turismo do povo. Cariri é feito pelas pessoas", convida.

Agora, a região tem roteiro turística oficial. Lançada na terça-feira última, 3 de março, no Centro de Convenções do Cariri, a ideia da rota é impulsionar o fluxo turismo na região. Projeto é iniciativa da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A rota contempla mais de 50 pontos turísticos distribuídos em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré, tais como o Horto (Juazeiro do Norte), o Geopark, a Igreja do Rosário (Barbalha), o Engenho Tupinambá (Barbalha), o Seminário São José (Crato), o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens (Santana do Cariri), a Fundação Casa Grande (Nova Olinda) e a loja e oficina de Espedito Seleiro (Nova Olinda).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o Secretário de Cultura Fabiano Piúba, o projeto foi pensado numa perspectiva de turismo cultural sustentável. "É impossível pensar um destino turístico pro cariri sem a dimensão cultural e natural que a região tem", aponta. Na região, casas de mestres e mestras da cultura popular se transformam em museus (por meio do projeto Museus Orgânicos do Sesc), como é o caso do Museu Casa de Mestre Nena e do Museu Oficina de Dona Dinha. Escolher a data do passeio também influi na experiência do viajante. Em Barbalha, a tradicional Festa do Pau da Bandeira costuma abrir os meses de junho da Cidade. A época de chuva não é boa para visitar algumas escavações da Chapada, por exemplo, mas é período que deixa a região viva e o clima mais ameno. "A chuva dá mais exuberância e gera atrativa de outras rotas mais ecológicas. Em novembro a terra se fecha um pouco", explica o secretário.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar