Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Rota Romântica reúne 29 cidades em 460 quilômetros na Alemanha

Cruzando de norte a sul a Baviera, a Rota Romântica reúne 29 cidades, 460 quilômetros e paisagens de tirar o fôlego, entre castelo, florestas, montanhas e cidades medievais
18:03 | Fev. 05, 2020
Autor Natália Coelho
Foto do autor
Natália Coelho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Do idioma completamente diferente do português às paisagens amplamente distintas, a Alemanha chama atenção dos brasileiros por sua cultura, gastronomia e geografia diferenciadas às do Brasil. Dessa forma, pisar neste País que tanto resguarda panoramas medievais, é uma aventura inexplicável e, por várias razões, fantástica.

Passando por montanhas e picos, cidades medievais, vinhedos, prados, rios e paisagens de tirar o fôlego, o que mais incita o imaginário coletivo sobre o País é a Baviera. Estado do sudeste alemão, a localidade resguarda um dos maiores tesouros turísticos do território: a Rota Romântica (no alemão, Romantische Straße)

Criado na década de 1950, o roteiro teve início quando a rota turística entre as cidades Würzburgo e Füssen foi inaugurada. O caminho surgiu como uma forma de construir a imagem de uma Alemanha amigável, turística e associada à Europa, distante das concepções ligadas à Segunda Guerra Mundial.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Clique na imagem para abrir a galeria

Composta por 29 cidades, a rota perpassa não só um caminho, mas várias estradas secundárias, abrangendo cerca de 460 quilômetros. No caminho, é possível costurar a história alemã, juntando fragmentos de diversas épocas, refletidos nas atrações de toda a viagem.

Seja de carro - o ideal -, de ônibus ou até de bicicleta, não é um caminho para ser feito em um dia só. Para conhecer amplamente são necessários, pelo menos, 20 dias, se o percurso for feito de carro ou ônibus. Mas, caso o tempo seja impossível, quatro dias para conhecer os principais pontos deve ser o suficiente para não deixar passar em branco. Ainda, se o tempo é inviável, vale tirar um dia para conhecer pelo menos uma das cidades e sentir a verdadeira proposta da rota.

Uma das cidades mais famosas da rota e um dos seus mais valiosos cartões postais é Rothenburg ob der Tauber, que deve ser prioridade para os que não dispõem de mais de um dia. Charmosa e cheia de atrações a se visitar - como a muralha e a bifurcação Plönlein -, outra experiência do espaço é experimentar o Schneeballen, doce característico que, apesar de doce, vale pela brincadeira.

Apesar do nome, o termo "romântico" faz mais referência às cidades da época do romantismo alemão do que propriamente o sentido amoroso da palavra. Mas, apesar disso, reúne os destinos mais apaixonantes de toda a Baviera.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar