PUBLICIDADE
Shows & Espetáculos
NOTÍCIA

Espetáculo "Incêndios", com Marieta Severo, está disponível gratuitamente em plataforma virtual

No total, são 114 peças na plataforma. Entre elas, destaca-se o espetáculo "Incêndios", estrelado por Marieta Severo e dirigido por Aderbal Freire-Filho

Natália Coelho
16:10 | 14/07/2020
Marieta Severo estrela peça
Marieta Severo estrela peça "Incêndios" (Foto: Leo Aversa/Divulgação)

Já é quase redundância mencionar como a quarentena do novo coronavírus tem transferido a arte para os meios digitais, visto que a classe artística foi uma das primeiras a pararem com a pandemia. O site Espetáculos Online reúne 114 peças e performances de forma gratuita em sua plataforma, dívidas em 27 vídeos de teatro infantil e 89 para adultos.

Entre os destaques da plataforma, há a peça “Incêndios” (2014), disponível no conteúdo para maiores de 18 anos e estrelada pela atriz Marieta Severo. O texto é baseado no livro “A mulher que canta”, do escritor libanês-canadense Wajdi Mouawad.

Na história Severo interpreta uma mulher que, em seu testamento, pede aos filhos gêmeos que encontrem um pai e um irmão, no qual eles nunca haviam ouvido falar. Dirigida pelo ator e apresentador Aderbal Freire-Filho, a peça também conta com a atuação de Felipe de Carolis, Keli Freitas e Marcio Vito.

Leia também | Silvero Pereira e Gyl Giffony driblam pandemia com apresentação online de peça

A peça conta inclusive com um mini-documentário, produzido por Rafael Teixeira, sobre sua construção como produção, entre seus desafios, curiosidades e todo seu processo. A performance, que seguiu em cartaz até 2016, foi produzida por Felipe de Carolis, Maria Siman e Marieta Severo. 

A plataforma é colaborativa, então artistas que desejaremcompartilhar os conteúdos no site podem entrar em contato com a plataforma por meio deformulário, disponível na própria página.

Confira outras sugestões para a plataforma:

Borralheira

Já a opereta “Borralheira”, disponível no teatro infantil, uma idealização de Vanessa Dantas, faz uma adaptação da clássica história da Cinderella. No formato de musical, a história é dirigida por Fabianna de Mello e Souza e traz uma nova versão da história da conhecida “gata borralheira”, se passando no interior de Minas Gerais. Além dessa mudança, a peça conta com outras adaptações, como a personagem da fada madrinha, que na performance é representada por um sábio. 

Além de Vanessa, a performance conta com Julia Gorman, Vanessa Dantas, Anna Bello, Danilo Timm, Wladimir Pinheiro e Marino Rocha no elenco.

Hermanoteu na Terra de Godah

“Hermanoteu, Hermanoteu , tu sabes mais coisas do que eu!”. O clássico da comédia “Hermanoteu na Terra de Godah”, da Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo, é outra opção na plataforma. A história, uma verdadeira comédia, segue a história do personagem Hermanoteu, homem escolhido por Deus para salvar o povo sofredor da terra de Godah.

Passando por personalidades históricas, como Cleopatra, Isaac e Júlio César, o escolhido deve enfrentar tentações diabólicas (literalmente) para conseguir chegar ao seu destino e completar sua missão.

O Grande Circo Místico, o Musical

Baseado em espetáculo de dança de mesmo nome, a performance “O Grande Circo Místico, o Musical”, produção do Grupo Vocal Entre Nós, mistura a música com as artes circenses e exibe uma grandeza de detalhes visuais e estéticos, além de apresentações de tirar o fôlego.

Formado a partir da releitura de canções de Edu Lobo e Chico Buarque, o espetáculo conta com arranjos originais de Celso Branco. A peça apresenta uma improvável e avassaladora história de amor entre um médico do exército, o charmoso Frederico, e uma bailarina, a bela Beatriz, em meio a uma guerra que ameaça a existência do circo da cidade.

Menines

Peça escrita por Marcia Zanelatto e dirigida em parceria com Cesar Augusto, ”Menines” apresenta de forma irônica e caricaturada algumas definições e imposições destinadas ao bebê muito antes de nascer. A ideia do rosa para meninas e o azul para meninos é trabalhada a partir de um casal que não deseja saber o sexo biológico do bebê.

Os atores Agnes Lobo, Bruno Maria Torres, Elisa Caldeira, Ian Belisário, Maíra Garrido, Pedro Marquez e Zane integram o elenco da peça, uma produção de 2019.

Leonardo, o pequeno gênio da Vinci

A infância de um jovem Leonardo da Vinci é contada na peça infantil “Leonardo, o pequeno gênio da Vinci”. Jovem e curioso, Leonardo é mais um garoto que deseja explorar o mundo e construir novidades, sendo um grande fã dos passarinhos e um aspirante a sonhador. Baseado em fatos reais, o texto é de Ivan Fernandes, que também dirige a peça.

No elenco, o espetáculo conta com a atuação de Thiago Magalhães, Claudio Amado, Flávia Lopes, Marcelo Dias, Lola Borges, Fábio Felix e Salomão Waisman.

Serviço

Espetáculos on-line e gratuitos

Onde: pelo site www.espetaculosonline.com

Informações: pelo Instagram @espetaculoson

Listen to "#11 - Arte que sobrevive ao coronavírus" on Spreaker.