Participamos do

Confira programação do Palco Giratório em Fortaleza

Apresentações teatrais, musicais, performances do Palco Giratório chegam aos equipamentos culturais de Fortaleza em abril
11:47 | Abr. 05, 2019
Autor Gabrielle Zaranza
Foto do autor
Gabrielle Zaranza Estagiária de Agenda Cultural do Vida&Arte
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada em 6/4/2019, às 10h50min

Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Sesc Fortaleza, praças, cucas e demais equipamentos culturais de Fortaleza recebem a 22ª edição do Projeto Palco Giratório neste mês de abril. Realizado pelo Sesc, o festival itinerante de artes cênicas abre temporada de 14 dias, indo até 24 de abril, com espetáculos abertos ao público.

Cinco coletivos do Ceará e companhias de arte de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais se apresentam no palco de nove equipamentos tradicionais da cidade, levando teatro, dança, circo, intervenção urbana e performances ao público fortalezense.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O festival conta, ainda, com ações formativas. A oficina “Contação de Histórias”, com a Quimera Criações Artísticas e Teatro Ateliê (RS), foca no exercício de técnicas que facilitem a fluidez da narrativa, estimulem sentidos e aumentem a percepção da importância dos detalhes a serem contados. Com carga horária de 8 horas, acontece nos próximos dias 11 e 12, quinta e sexta-feira, no Sesc Fortaleza.

Já as “Cenas Expandidas” trazem a opção de audiodescrição para pessoas com deficiência visual, além de debaterem alternativas de acessibilidade para a arte. O espetáculo acontece nesta sexta-feira.

Confira programação completa dos espetáculos, que começam nesta sexta-feira, 5. A peça de abertura, às 19h, será adaptada para pessoas com deficiência visual.

Sexta-feira, 5

19h

Ogroleto

O espetáculo do cearense Grupo Pavilhão da Magnólia conta a história do menino que, ao ir à escola pela primeira vez, se percebe muito diferente das outras crianças. Na busca de lidar com essa diferença, ele entra num processo árduo de aceitação, contando com a ajuda da sua mãe e de uma amiga do colégio.

Onde: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525, Centro)

Quanto: 2kg de alimentos

Classificação etária: a partir dos 14 anos

Segunda-feira, 8

19h

Meu Seridó

Pensado pela Casa de Zoé, do Rio Grande do Norte, o espetáculo teatral leva o sertão do Rio Grande do Norte até o público alencarino. "Meu Seridó" propõe um passeio imaginário pelo lugar, classificado como arcaico e mítico. Trata da relação do homem com a Terra com humor, música e reflexão.

Onde: Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 – Centro)

Quanto: 2kg de alimentos

Classificação etária: 12 anos

Terça-feira, 9

19h

Rara

Do cearense No Barraco da Constância Tem!, o espetáculo "Rara" fala sobre transcender o espaço-tempo. Tudo começa quando Atlas tropeça e deixa o universo desabar, revelando um vazio.

Onde: Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500, Centro)

Quanto: 2kg de alimentos

Classificação etária: 14 anos

Quarta-feira, 10

19h

Estado de Luta

A cearense Cia Balé Baião leva o “Estado de Luta” ao palco do São Luiz. O espetáculo promete dançar mobilizado pelo desejo da retomada dos direitos e pelo anseio de ser/ se fazer presente no mundo.

Onde: Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 – Centro)

Quanto: 2kg de alimentos

Quinta-feira, 11

18h

Cavalo Marinho Estrela de Ouro

A companhia pernambucana O Cavalo Marinho leva sua Estrela de Ouro com música, dança e teatro a Fortaleza. Ao som da rabeca, do pandeiro, da bage e do mineiro, o espetáculo é uma brincadeira típica de algumas cidades da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Durante a brincadeira, várias figuras surgem para causar reflexão sobre as relações de poder, opressor e oprimido, patrão e empregado.

Onde: Sesc Fortaleza (rua Clarindo de Queiroz, 1740, Centro)

Gratuito

19h

Das Cinzas Coração

A sulista Quimera Criações Artísticas e Teatro Ateliê apresenta o espetáculo de circo e teatro “Das Cinzas Coração”, que brinca de cinema mudo em preto-e-branco, com trilha ao vivo feita por um pianista da década de 20. Obra aborda cotidiano da mulher e opressões.

Onde: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525, Centro)

Quanto: 2kg de alimentos

Classificação etária: 12 anos

Sexta-feira, 12

19h

R.A.L.E. (Realidade Apropriada Libera Evidência)

Da companhia alagoense Jessé Batista, "R.A.L.E" (Realidade Apropriada Libera Evidência) aborda questões política, do corpo e de autoconhecimento e sobrevivência.

Onde: Cuca Mondubim (rua Santa Marlúcia, 0,s/n)

Quanto: 2kg de alimentos

Segunda-feira, 15

19h

Traga-Me a Cabeça de Lima Barreto

A carioca Cia. Dos Comuns apresenta “Traga-Me a Cabeça de Lima Barreto”, monólogo teatral inspirado nas obras de Lima Barreto. Com interpretação de Hilton Cobra, autoria de Luiz Marfuz e direção de Fernanda Júlia, o espetáculo reúne trechos de memórias impressas nos textos do autor.

Onde: Teatro São José (Centro)

Classificação etária: 14 anos

Entrada: 2kg de alimentos

Quinta-feira, 18

17h

Da Silva, El Hijo de las Américas

No espetáculo “Da Silva, El Hijo de las Américas”, a cearense Cia. Dona Zefinha fala sobre Da Silva, que, cansado da rotina de trabalho escravo para o Dono da Grana, decide sair da zona de conforto, abandonar o emprego e tentar compreender o sentido da vida. No caminho, encontra vários personagens da cultura popular latino-americana, ícones, mártires e mitos.

Onde: Praça do Ferreira (rua Floriano Peixoto – Centro)

Gratuito

Sábado, 20

17h

VOA

O Coletivo Antônia, do Distrito Federal, se inspira na “A menina e o Pássaro Encantado”, de Rubem Alves, para apresentar o “VOA”. Entre idas e vindas de um pássaro viajante, o espetáculo transgride as noções tradicionais de tempo, de espaço e de amor.

Onde: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525, Centro)

Quanto: 2kg de alimentos

Classificação etária: livre

Domingo, 21

17h

VOA - Coletivo Antônia (DF)

Onde: Casa Absurda (rua Isac Meyer, 108, Aldeota)

Quanto: 2kg de alimentos doado ao Programa Mesa Brasil Sesc

Classificação etária: livre

Terça-feira, 23

16h

Naquele Bairro Encantado

O Teatro Público, de Minas Gerais, apresenta o “Naquele Bairro Encantado” no José Walter. Dividido em dois episódios, o espetáculo mostra um grupo de velhos mascarados levando imagens saudosistas do passado aos moradores do bairro.

Onde: Bairro José Walter (imediações do Polo de Lazer)

Gratuito

Classificação etária: livre

Quarta-feira, 24

19h

AQUELAS

O cearense Coletivo Manada encerra a programação do Palco Giratório com “AQUELAS”. O espetáculo remonta a história de Maria de Bil, santa popular da cidade de Várzea Alegre (Ceará), assassinada em 1926 pelo “companheiro”. No espetáculo, o público é convidado a participar do preparo de um indigesto jantar envolvendo facas, carne, sangue e outros elementos, oferecidos à mesa com os corpos das próprias atrizes/performers.

Onde: Cuca Barra (avenida Presidente Castelo Branco, 6417)

Classificação etária: 14 anos

Quanto: 2kg de alimentos

SERVIÇO

Festival Palco Giratório

Quando: até 24 de abril

Onde: Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Praça do Ferreira, bairro José Walter, Cucas, Sesc e Casa Absurda

Gratuito

Oficina Contação de Histórias

Quando: quinta-feira, 11, e sexta-feira, 12, de 8h às 12 horas

Onde: Sesc Fortaleza (rua Clarindo de Queiroz ,1740, Centro)

Carga horária: 8 horas

Vagas: 20

Gratuito

Cena Expandida

Vivência Vouver Acessibilidade

Onde: Sesc Fortaleza, sala de dança (rua Clarindo de Queiroz ,1740, Centro)

Quando: nesta sexta-feira, 5, das 8h às 12 horas

Pensamento GiratórioAcessos nas Artes Cênicas

Quando: sexta-feira, 5, às 14 horas

Onde: Sesc Fortaleza, sala de dança (rua Clarindo de Queiroz ,1740, Centro)

Gratuito

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags