Participamos do

De Roger Waters a Camila Cabello, relembre 10 grandes shows no Brasil em 2018

Shows de Roger Waters, Franz Ferdinand, Shakira e Camila Cabello lotaram casas pelo Brasil
12:00 | Dez. 28, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO2]Do tradicional RecBeat, de Recife, ao Popload Festival, que reuniu Lorde e Blondie no mesmo palco, em São Paulo, o ano foi de grandes shows Brasil afora. Teve espaço até para conflito entre fãs e o gigante Roger Waters, que veio ao Brasil em meio a ebulição política para shows em nada menos que sete cidades. Por outro lado, uma das turnês mais esperadas do ano por aqui, acabou cancelada. Foi o caso de Demi Lovato, que tinha até show marcado em Fortaleza.
 

Relembre os grandes shows de 2018 no Brasil. 
 

Roger Waters
[FOTO1]


Não tem como começar de outro jeito. Roger Waters veio ao Brasil em outubro, em meio ao calor da corrida presidencial, para sete shows. O ex-Pink Floyd levou a turnê Us %2b Then para São Paulo, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. Conhecido pelo ativismo político, Waters ficou no centro de uma explosão nacional quando fez duras críticas a Jair Bolsonaro (PSL), na época ainda candidato à presidência, classificando-o de “neo-fascista” e aderindo à campanha #EleNão.
 

Em Fortaleza, a presença do cantor e compositor inglês ganhou status de fake news. É que o Festival Concreto anunciou o artista na programação. Duas semanas depois, o mesmo festival anunciou que Waters não estaria presente. A "participação" seria apenas com a exibição do filme "The Wall" (1982). A organização tratou o episódio como "uma ação-protesto do festival". 
 

Shakira
 

A colombiana Shakira voltou ao Brasil após oito anos com a turnê do álbum El Dorado (2017). Ela fez shows no Allianz Parque, em São Paulo - onde colocou 45 mil pessoas e esgotou os ingressos, e na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Aos 41 anos e mais de duas décadas de carreira, Shakira cantou sucessos globais como "Estoy Aquí", "She Wolf", "Underneath Your Clothes", "Chantaje" e "Whenever, Whenever".
 

RecBeat (Erasmo Carlos, Karina Buhr, Mitú)
 

Fortaleza recebeu, em janeiro deste ano, o então inédito Festival RecBeat Dragão. A pernambucana Karina Buhr e o duo colombiano Mitú foram algumas das atrações, que incluía o cearense Daniel Peixoto. O RecBeat, no entanto, é um tradicional festival recifense que já dura 23 anos e acontece durante o Carnaval de Pernambuco. Neste ano, a edição original reuniu nomes como Erasmo Carlos, Otto, Carne Doce e o grupo argentino Femina Musica, dentre outras atrações nacionais e internacionais. Houve também edições em Sobral, Caruaru e versões menores em Olinda (palco da primeiríssima edição) e João Pessoa.
 

Nightwish
[FOTO3]


Os fãs do metal sinfônico tiveram a chance de ver, em show único no Brasil, a turnê Decades, que comemora os 20 anos do Nightwish. O grupo finlandês apresentou um setlist de clássicos, com músicas que não eram tocadas há muitos anos ou não estarão em turnês futuras. "Gethsemane", "Elvenpath", "End of All Hope", "The Carpenter", "The Kinslayer" e "The Greatest Show on Earth" são algumas das canções apresentadas. A abertura ficou por conta da banda holandesa Delain. Os ingressos esgotaram em 24 horas.
 

Camila Cabello 
 

Em outubro deste ano, Camila Cabello fez shows em Porto Alegre, Uberlândia, São Paulo e Curitiba. Ela veio com a turnê do primeiro álbum solo, Camila, lançado após quatro anos no grupo Fifth Harmony. As quatro datas foram na programação do Z Festival, que ainda contou com artistas como Zeeba e Rouge. Em um dos shows, Camila contou com a participação surpresa de Anitta.
 

Mada (Franz Ferdinand, BaianaSystem, Oto Gris)
 

Evento certeiro no calendário potiguar, o Festival Mada completou duas décadas este ano, com dois dias de programação na Arena das Dunas (RN). A banda escocesa Franz Ferdinand foi headliner ao lado de Pitty, BaianaSystem, Nação Zumbi e Cordel do Fogo Encantado. A banda cearense Oto Gris também estava na programação. Franz Ferdinand veio com o quinto álbum de estúdio, Always Ascending (2018), e também passou por São Paulo e Curitiba. 
[FOTO4]


Alice in Chains e Judas Priest
 

Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo foram as capitais que receberam a dobradinha Judas Priest e Alice in Chains. A banda de rock de Seattle veio com a turnê do disco Rainier Frog (2018), o primeiro desde The Devil Put Dinosaurs Here (2013). Já o grupo britânico de heavy metal divulga o elogiado Firepower. Houve ainda uma data em Belo Horizonte, mas sem o Alice in Chains. A abertura, em todas as ocasiões, foi da Black Star Riders.
 

Nick Cave and the Bad Seeds
 

Lenda do pós-punk, o australiano Nick Cave fez show único em São Paulo com o grupo Bad Seeds, um dos mais importantes no gênero. O grupo fundado em 1983 tem uma discografia formada por clássicos como Murder Ballads (1996), The Boatman's Call (1997), Let Love In (1994) e Push the Sky Away (2013).
 

Popload Festival (Lorde, Blondie, MGMT)
 

O Blondie comemorou os 45 anos de carreira no Brasil, na programação do Popload Festival. Esta foi a primeira vez que o grupo de Debbie Harry, Chris Stein (guitarrista) e Clem Burke (baterista) veio ao País. O evento realizou, este ano, sua sexta e maior edição. No line-up: Lorde, Letrux, MGMT, Death Cab For Cutie e At the Drive In, além de Mallu Magalhães e Tim Bernardes em uma parceria até então inédita.
 

Coquetel Molotov (MC Tróia, Duda Beat, Djonga)
 

O No Ar Coquetel Molotov já tem 15 anos de realização e mistura música com programação de oficinas e rodadas de negócios. Este ano, festival anunciou uma série de artistas midstream respeitados no País, a exemplo da revelação pernambucana Duda Beat e a baiana Luedji Luna. Djonga, Heavy Baile, Anelis Assumpção, Maria Beraldo, Boogarins e Catavento também estavam na programação. O funkeiro MC Tróia foi uma das supresas, e mostrou popularidade com o público entoando as letras e dançando as coreografias.

 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente