Participamos do

Confira a programação infantil do Festival Nordestino de Teatro

Comédia, palhaçaria, montagens teatrais e contação de histórias estarão presentes na programação que se espalha pela cidade de Guaramiranga até o dia 8 de setembro
10:28 | Ago. 30, 2018
Autor Danielber Noronha
Foto do autor
Danielber Noronha Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]

O clássico palhaço. A trupe de cavaleiros. A mulher do circo ambulante. Figuras peculiares como estas irão redesenhar o cenário de Guaramiranga a partir deste fim de semana, em mais uma edição do Festival Nordestino de Teatro (FNT). Na pluralidade da programação inteiramente gratuita, as crianças terão espaço garantido, por meio de dez atrações apresentadas ao longo dos oito dias de evento.

Para a abertura, neste sábado, 1º, Os Cavaleiros da Triste Figura se espalham pela Praça do Teatro Municipal, discutindo fragilidades nas relações interpessoais, para todos os públicos. "As crianças, em especial, se identificam muito por ser um espetáculo musicado, com atores mascarados e contar com bastante interação da plateia", destaca Rogério Alves, produtor e ator do Grupo Teatral Boca de Cena, de Sergipe.

Os cavaleiros cheios de dramas existenciais foram inspirados na obra do romancista Miguel de Cervantes, autor do clássico Dom Quixote, de 1615. Para trazer a obra do espanhol para a contemporaneidade, Rogério explica que houve um extenso processo de compartilhamento de ideias, inclusive, dos próprios atores. Quem assina a direção é o potiguar Fernando Yamamoto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No domingo, 2, o fim de tarde da região serrana será animado pelo palhaço Biribinha, a partir das 17 horas. Vindos de Alagoas, como parte da Mostra Nordeste, a Companhia apresentará montagem APalhassadamuzikada. "O espetáculo se constrói como uma bagunça proposital, onde as crianças precisam interagir sempre. A reflexão é fazer as pessoas entenderem que estamos sempre a precisar uns dos outros", define Teófanes Silveira, intérprete do palhaço, em entrevista ao O POVO.

Nos 25 anos de FNT, Biribinha completa 60 anos no universo artístico. Experiente, o palhaço terá a Praça da Prefeitura de Guaramiranga como palco para as peripécias do alter ego criado em 1958, quando, ainda menino, pisou no picadeiro pela primeira vez.

Segundo o artista, o espetáculo segue diretrizes tradicionais do circo, mas se adaptando sempre às linguagens atuais e carregando ideias novas. "Fazer circo como no passado, para crianças de hoje, é ter certeza de que elas se tornarão adultos sem perder a essência e o espírito de criança", completa.

Pelas ruas da cidade serrana, continuando a programação infantil durante a semana, a instrumentista circense Lívia Mattos levará intervenção itinerante no quarto dia de FNT. Depois de dedilhar sanfonas em cima de prédios, tirolesa e monociclo, a artista apresenta A sanfonástica mulher-lona, na Praça da Prefeitura. "Ela é a personificação dos circos, levando arte e música a vários espaços, mostrando que a lona circense é lugar de moradia e de trabalho", explica a idealizadora da personagem.

Além dos espetáculos circenses e teatrais, a atriz Paula Yemanjá terá interação mais intimista com as crianças que passarem pelo Festival. Com a ação Contos que Encantam, a artista será presença diária na programação. Com encontro marcado na Praça da Prefeitura, a artista fará roda de contação de histórias e atividades lúdicas com os pequenos. "No repertório, eu narro histórias tradicionais, da cultura africana e também aquelas que estão no imaginário popular, remontando a literatura focada na oralidade", detalha.

 

25º Festival Nordestino de Teatro

Quando: de 1º a 8 de setembro

Onde: município e Guaramiranga (105 km de Fortaleza)

Informações: fnt.agua.art.br

 

Programação para criançada

Babauzeiro

Quando: sábado, 1º, 17h30min

Onde: Palco da Central de Artesanato

Os cavaleiros da triste figura

Quando: sábado, 1º, às 19h30min

Onde: Praça do Teatro Municipal

apalhassadamuzikada

Quando: domingo, 2, às 17 horas

Onde: Praça da Prefeitura

Contos que encantam

Quando: diariamente

Onde: Praça da Prefeitura

A Sanfonástica Mulher-Lona

Quando: terça-feira, 4, às 17 horas

Onde: Praça da Prefeitura

Menu de Heróis

Quando: quarta-feira, 5, às 18h30min

Onde: Teatro Rachel de Queiroz

Cena plural

Quando: sexta-feira, 7, às 19 horas

Onde: Palco da Central de Artesanato

Putz, a menina que buscava o sol

Quando: sábado, 8 , às 18 horas

Onde: Teatro Rachel de Queiroz

Identidade

Quando: sábado, 8, às 19 horas

Onde: Palco da Central do Artesanato

Tá caindo fulô

Quando: sábado, 8, às 20 horas

Onde: Praça da Central do Artesanato

Acesso gratuito

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente