Participamos do

Tulipa Ruiz apresenta o show "Tu" no Cineteatro São Luiz

A artista traz a nova turnê pela primeira vez para Fortaleza
13:14 | Jun. 14, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]

A música de Tulipa Ruiz está nua. Em TU, disco lançado no final de 2017, a artista paulistana celebra seu repertório em um formato mais próximo do acústico. A turnê intimista do novo disco, que caminha ao lado dos últimos passos de Dancê (2015), chega a Fortaleza neste domingo, 1º, à partir das 18 horas.


“O TU apareceu no meio do caminho de Dancê”, explica Tulipa Ruiz em entrevista ao O POVO. “Ela surgiu da necessidade desse formato que eu gosto de chamar de nude.” Segundo a artista, a ideia nasce da experimentação, especialmente em shows fora do Brasil, em dar arranjos mais íntimos para canções conhecidas. “A gente entendeu que elas estavam em um formato interessante para registrar desse jeito, como se tirasse uma foto dessas músicas. E se eu não fotografasse naquele momento ia perder essa pose.”


Na composição dessa “fotografia”, acompanham o irmão, Gustavo Ruiz (violão) e Samuel Fraga (percussão, que substitui Stéphane San Juan, franco-brasileiro que trabalhou na produção e percussão do CD). Com o desafio de criar “um disco olho no olho”, Tulipa abre mão dos coros e vocais expansivos em busca de uma música mais nua. “Foi um exercício zen, onde a gente focou na potência da ideia, das músicas sem maquiagem.” No palco, a paulistana faz um retorno aos seus primeiro passos na música, quando acompanhava os exercícios de violão do irmão em casa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Mas o que começou como um projeto de releitura, acabou por ganhar novos sons. Das nove faixas de TU, cinco são inéditas. E as quatro que retornam ao público tiveram um fino processo de seleção. “Meu critério foram músicas que precisavam ser verbalizadas de novo”, explica Tulipa. “Estamos num momento em que Dois Cafés precisava ser verbalizada de novo”, exemplifica a artista, lembrando da faixa que foi lançada no álbum Tudo Tanto (2012), em parceria com Lulu Santos. “Assim como Algo Maior, que eu considero como um mantra para seguir forte. Músicas como Pedrinho e Desinibida entraram porque a gente precisa muito desses personagens na nossa vida”.


A prática de se revisitar sempre foi comum a Tulipa. Inclusive na última apresentação em Fortaleza, em 2017, a artista vem cantando uma nova versão de É. Depois do lançamento de TU, a música Pedrinho, sofreu alteração em “Pedrinho parece comigo, mas bem resolvido com sua nudez”, tornando-se “também resolvido com sua nudez”. “É um barato que eu tenho por ser autora”, explica a paulistana, que atualiza as letras de acordo com os tempos. “As músicas vão me mostrando o que elas querem e eu vou descobrindo. Esse ‘também resolvido’, demorou muito para chegar. Canto com o maior prazer e sempre vou fazer grandes edições nas músicas e mudar o caminho delas.”


Tulipa ainda comemora o retorno para o Ceará, especialmente em um palco mais “intimista” longe dos espaços de shows de rock que a artista costuma ocupar na Cidade. “Finalmente vamos chegar com TU em Fortaleza e num teatro que eu gosto muito, porque esse show tem esse lugar também, tem uma narrativa de luz”, alegra-se a cantora, que ainda promete trazer outras músicas do repertório, como É e Prumo, “mas com o modelito k”.


TU no Cineteatro São Luiz

Quando: domingo, 1º, a partir das 19 horas

Onde: Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro)

Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), à venda na bilheteria do Cineteatro ou no site Tudus

Informações: 3252 4138

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente