Participamos do

Fendafor começa hoje e se espalha por vários palcos de Fortaleza

Festival Internacional de Dança de Fortaleza começa hoje em vários espaços da Cidade com ações formativas, seleções, espetáculos, concursos e debates
08:56 | Jun. 27, 2018
Autor Isabel Costa
Foto do autor
Isabel Costa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]

Antes de um bailarino colocar o pé no palco, há um longo trabalho que envolve profissionais, aspirações, desejos, conceitos artísticos e viabilidade financeira. Um espetáculo de dança se constrói a partir do corpo e do movimento, mas, também, do trabalho árduo que vai da concepção da montagem e dos ensaios até a escolha do local onde as apresentações acontecerão e dos figurinos. Todos os processos da linguagem dança serão debatidos a partir de hoje no Festival Internacional de Dança de Fortaleza, o Fendafor, que segue até o dia oito de julho em vários espaços da Cidade.


Muito mais do que uma amostra da produção realizada em nível local, o Fendafor é um encontro para estudar e debater a linguagem. “Mostras coreográficas, cursos de modalidades diferenciadas, apresentações de altíssimo nível de trabalhos locais, nacionais e internacionais, seminários e rodas de conversa”, elenca Rossana Pucci, diretora geral do Espaço Rossana Pucci, formam um conjunto vivências e ações que interfere em nível pessoal e profissional na cena artística.


Jane Ruth, idealizadora do Fendafor, pontua dois momentos dessa edição. O primeiro é a audição para o YAGP American Grand Prix - maior competição de dança do mundo que tem as etapas finais realizadas em Nova York, nos EUA. Solistas dos nove aos dezenove anos podem fazer inscrição até hoje, 27, para participar de audição no dia 1º de julho. Os aprovados têm a chance de seguir para a próxima fase sem pagar taxa de inscrição e com hospedagem custeada. Jane explica que ter a atividade dentro do Fendafor é um passo quase revolucionário. Antes, os bailarinos e bailarinas cearenses precisavam viajar para o Sul ou o Sudeste na tentativa de integrar as audições. “Essa seleção acontecendo aqui é um presente”, pontua Jane.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O segundo momento elencado pela idealizadora do Fendafor é a audição para o Prix de Lausanne - competição internacional de dança que tem a fase final realizada na Suíça e reúne jovens bailarinos. Jane explica que eventos de concorrência internacional oportunizam a entrada em grandes escolas, o recebimento de bolsas de estudo e a conexão com professores, gestores de academias e teatros, bailarinos renomados e outros profissionais.


A programação formativa do festival também tem duas residências e 31 cursos. Totalmente gratuitas, as atividades acontecem em espaços como Escola Porto Iracema das Artes, Cena 15, SESC Iracema, Escola de Ballet Janne Ruth, Academia Lucymeire Aires, Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza, Ballet Hugo Bianchi, Academia Bailart, Studio de Dança Mainara Albuquerque, Studio de Dança Raquel Pinheiro e Escola Vila das Artes.


“O Fendafor, ao longo dos anos, vem se consolidando pelo profissionalismo e seriedade, e claro, pela pluralidade e importância dos seus participantes, que vem desde a equipe técnica, bailarinos, companhias e escolas, que se encontram envolvidas nesse grande evento internacional de dança”, aponta Rossana Pucci. Este ano, serão mais de 2800 artistas envolvidos.


O festival também é palco para debates da Rede Cearense de Festivais de Artes Cênicas. As conversas, explica Paulo Feitosa - gestor da Quitanda das Artes e produtor cultural - acontecem para debater o modo de sustentabilidade e a organização dos eventos. “Temos muitos festivais de dança e de teatro. E a maioria tem passado por dificuldades de manutenção. A ideia é fazer avaliação e reflexão”, diz Paulo.


Além das ações formativas, o Fendafor também é espaço para apresentações. Serão apresentadas montagens como Gira Sóis, da Cia. Passo D’Arte (CE); Impuls, da Tanztheater Cia. de Dança (Suíça); Essência, do Centro de Movimento Saltarello (PB); A Morte do Cisne, com a bailarina Liana Vasconcelos (RJ); Le Corsare, com a bailarina Giovanna Lamboglia, da Companhia Evelyn Hart Ensemble (Canadá); Referências, da Cia. de Dança Rastro (Quixadá).


Fendafor - Festival internacional de Dança de Fortaleza


Abertura


Hoje, 27, às 18h30min, no Theatro José de Alencar (R. Liberato Barroso, 525 - Centro). Entrada gratuita


Mostras de Dança Infantojuvenil, Prólogo, Avançada e Convidados Nacionais e Internacionais Quando: de hoje, 27, até 1º de julho, a partir das 16h30min


Onde: Palco Principal do TJA

Quanto: R$ 30 / R$ 15 (meia)

 

Mostra Mercado da Dança


Quando: de 28/6 a 1º/7, de 9h às 16 horas

Onde: Espaços do TJA

Entrada gratuita

programação completa: www.fendafor.com.br

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente