Divergências na origem

Indígena ou africana?

Conhecida por todo o Brasil, a canjica é uma tradição adquirida há muitos anos pelos povos que habitavam o interior das cidades nas regiões Norte e Nordeste. Junto com a moqueca, pirão, beiju, tacacá e outras iguarias, a canjica é um prato indígena herdado pelo povo Tupinambá. Segundo o sociólogo pernambucano Gilberto Freyre, o nome vem do tupi "acanjic".

A origem da canjica, no entanto, não é confirmada, já que o prato também possui raízes africanas. "O surgimento da iguaria se deu pela chegada dos africanos trazendo, em seus hábitos alimentares, uma espécie de mingau à base de milho, que se tornaria a canjica", explica Luiz de França, professor da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB).

O professor também conta que as divergências na origem foram possíveis responsáveis pela mudança de nomenclatura entre os estados brasileiros. "A razão dessas diferenças (de nome) se deu através das contribuições asiáticas e africanas na época da colonização. Isso fez com que a 'canjica' fosse mais forte aqui no Nordeste como um mingau e o nosso 'mungunzá' ser o de milho seco", explica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Luiz de França também pontua que a produção artesanal da canjica deve ser assegurada para manter a tradição herdada pelos povos originários. "Sinceramente, acredito na mágica do processo de se fazer uma canjica de forma tradicional. A experiência e a herança deve ser respeitada na maneira de fazer que foi aprendida pelos nossos ancestrais, isso não tem o mesmo peso de quando se compra uma massa pré-pronta", afirma o educador.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Gastronomia Comes e Bebes Dicas de Gastronomia Restaurantes Receitas Vida e Arte Canjica

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar