Guia V&A: dicas de Paulo Henrique Ferreira para iluminar ambientes e ideias

Paulo Henrique Ferreira é light designer

01:30 | Out. 19, 2025

Por: Larissa Viegas
Ingo Maurer, autorretrato (foto: Site Ingo Maurer/divulgação)

Inspirações

Como light designer, vivo constantemente em busca de inspirações para esse mundo. Um dos artistas que mais me enchem os olhos e que mais admiro é o Ingo Maurer (1932 - 2019), designer alemão que conquistou o mundo contemporâneo com a iluminação, transformando a sua arte em memória.

É dele uma das peças mais marcantes expostas no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), a Bulb, sem falar dos múltiplos prêmios que ele ganhou.

Ele mudou a forma de iluminar: para ele, a iluminação não precisa ser dura, seca, técnica. Pode ser harmonizada, encantadora e transmitir emoções.

 

Bastidores

O filme Edison - o mago da luz é uma obra biográfica lançada em 1940 e conta a história de Thomas Edison, o inventor da lâmpada de filamento incandescente.

Na trama, o protagonista é convidado para participar da comemoração dos 50 anos da luz elétrica, onde conta os desafios de chegar a Nova York sem dinheiro e com poucos recursos, passando pelas tentativas de usufruir da eletricidade, até a sua maior invenção.

É um filme espetacular, porque mostra os altos e baixos, além do desejo de querer, fazer o diferente e de apostar no novo, algo extraordinário.

Sensações

O Valdir Júnior é um light designer brasileiro que desperta bastante atenção com a sua desenvoltura e os traços contemporâneos.

Ele tem transformado o conceito de iluminação indireta, iluminação pontuada, iluminação direta. E é um dos maiores nomes do mercado, hoje, nessa área.

Ainda traz um conceito de perfis, de fitas, de minimalismo com relação a fontes luminosas e explica como utilizar as fontes de luz para ser agradável, contagiante.

O seu trabalho explora as sensações provocadas pelas iluminações e mistura padrões e materiais, como pedra e metais.