Participamos do

Representatividade feminina no universo nerd é tema de debate no Festival Vida & Arte

Cinco convidadas falaram sobre a representatividade e a força da mulher em filmes, séries, jogos de RPG e canais do Youtube
22:15 | Jun. 24, 2018
Autor Luana Severo
Foto do autor
Luana Severo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
Força e representatividade feminina são postas em xeque todos os dias, em todos os lugares, por homens e mulheres, também. Mesmo entre os que consomem cultura nerd, que tradicionalmente sofrem preconceitos, esse comportamento não é diferente.
 
Para mudar essa realidade incitando o debate sobre ela, discriminações, vivências e lutas femininas foram compartilhadas no painel “Girl Power no Universo Nerd” na tarde deste domingo, 23, quarto e último dia do Festival Vida & Arte, no Centro de Eventos do Ceará.
 
O painel foi mediado por Alice Falcão, do canal Bacontástico, e contou com a participação da psicóloga Neyla Moreira, da jornalista Lorena Pio, autora d’O Capacitor e integrante do coletivo Maria Maria, da youtuber Mikannn e da empresária Ly Lucca, da loja Pandora Jogos. As cinco mulheres falaram sobre representatividade feminina em filmes, séries, jogos de RPG e canais do Youtube.
 
Mikannn, por exemplo, relatou que, entre os consumidores e geradores de conteúdo na Internet, “rola muita pressão estética”. Por isso, ela disse, “a sororidade tem que ser constante”, uma vez que cada vez mais mulheres estão ocupando esse espaço e, se se considerarem rivais, reforçam a continuidade do preconceito.
 
Já Neyla, que comemora se sentir representada em quadrinhos que destacam mulheres negras, lamentou que, mesmo com a luta feminina em prol da igualdade, “as histórias (de preconceito e desrespeito) se repetem”. No entanto, comemorou que as mulheres estão começando a comandar produções, a exemplo do filme Mulher-Maravilha (2017), dirigido por Patty Jenkins, e da série Pretty Little Liars, que é praticamente toda feita por mulheres. No fim, aos homens presentes ao debate, recomendou: “parem seus ‘parças’”, se referindo às situações em que eles protegem as atitudes erradas de seus semelhantes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente