Participamos do

Casa de Invento comemora um ano com festa

Espaço cultural no bairro Seis Bocas recebe show do músico Zéis
09:01 | Jul. 12, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Longe do roteiro Benfica-Centro-Praia de Iracema, um espaço pulsa ações culturais no bairro Seis Bocas. É a Casa de Invento, idealização da psicóloga Olga Nogueira, que quis transformar um local de "cuidado de si" em um endereço para as múltiplas linguagens artísticas. O centro cultural independente completa, agora, um ano e oferece programação especial amanhã, a partir das 19 horas.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nessa festa de aniversário terá o show Sessões Acústicas do músico Zéis, exposição das obras de Hélder de Pádua e lançamento do Canal Corpo de Cena, da atriz e diretora Maria Vitória. Haverá ainda ainda discotecagem do DJ pena40. Tudo isto com a curadoria do ator, diretor e artista visual Diego Landin.

 

"Numa cidade que é tão loteada, que há uma centralização cultural sempre sob a égide das instituições, é muito importante um espaço de experimentação, de porosidade", afirma Diego, ponderando a necessidade de expandir Capital afora experiências como essa. "É uma ação que aponta para outras dinâmicas de produção, de deslocamento não só geográfico, mas também dos artistas e do contato com outros territórios", complementa.

 

Olga ressalta também a ampliação de plateias buscada pela Casa. "A gente tenta incluir nas atividades artísticas públicos diferentes dos que normalmente promovem arte. Não é só de artista para artista, a Casa já nasceu assim, propondo a reinvenção", pondera. A idealizadora explica que o endereço é voltado também para ações, como aulas de dança contemporânea, yoga e ainda um consultório de psicologia, onde ela atua. "Pensamos o cuidado consigo de forma ampla e, por isso, incluímos a cultura", projeta.

 

Ao longo desse ano, o espaço multicultural vem abrigando o projeto Cena-Leitura, um ciclo de apresentações de dramaturgias que convida artistas a partilharem textos de sua autoria. Por lá, já passaram trabalhos com o RainhaBomba, cujo texto e interlocução é do dramaturgo Rafael Barbosa e a direção e atuação são do ator Robson Levy. A Casa recebeu também o Ponha-se no seu lugar, de autoria de Miguel Campelo em interlocução com Uirá dos Reis.

 

"Nosso desafio é levar as pessoas para o lado sul da Cidade, que não é tradicionalmente um lugar de arte. A gente quer que o público circule e ocupe", completa Olga.

 

Casa de Invento

Quando: amanhã, 13, a partir das 19 horas

Onde: Casa de Invento (Rua Salvador Correia de Sá, 880 - Seis Bocas)

Quanto: R$ 15

Informações: facebook.com/casadeinvento/

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente