Participamos do

Exposição "Mulheres do Mar" na Praia de Iracema traz obras femininas feitas em residência artística

Instalação performática fica em cartaz no Farol da Juventude de 24/11 a 5/12, com trabalhos de 20 artistas realizados durante residências em julho e outubro deste ano; veja fotos
08:10 | Nov. 20, 2020
Autor Bemfica de Oliva
Foto do autor
Bemfica de Oliva Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Relações de mulheres artistas com o mar, com a cidade, consigo mesmas e entre si. Sob essa perspectiva, a instalação performática "Mulheres do Mar" fica em cartaz de 24 de novembro a 5 de dezembro no Farol da Juventude, na Praia de Iracema. O projeto faz parte das comemorações de 10 anos de atuação, na Capital, do grupo de pesquisa artística EmFoco, e foi contemplado pelo VIII Edital das Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secutfor).

A exposição traz obras de 20 mulheres, elaboradas durante residências artísticas realizadas nos meses de julho e outubro, de forma virtual. Além dos trabalhos, a instalação contará ainda com a performance "Pescaria", de Marie Auip, que também é idealizadora do projeto e facilitou os cursos.

Na performance, a artista escreve e costura, em uma linha de pesca, histórias de mulheres com quem conviveu em encontros no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Idoso do Centro Comunitário Luiza Távora. Haverá também espaço para mulheres presentes que queiram contar suas histórias, que serão adicionadas ao trabalho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na instalação serão exibidas algumas das obras físicas desenvolvidas pelas artistas, além de fotos e vídeos dos processos criativos. Entre os temas, há debates tão distintos como diversidade de corpos, necropolítica, especulação imobiliária e ancestralidade indígena.

Rhaiza Oliveira, uma das participantes, classifica a residência como "uma experiência de conexão comigo e com outras tantas mulheres". Para ela, o processo de criação artística do projeto "foi e tem sido um caminho que se arruma e se desarruma, sempre transformador". Ela apresenta na exposição o vídeo "Algo de Mar".

Marie Auip, curadora da instalação e facilitadora das residências, lembra que na realização dos cursos "a história que cada uma trazia era um pouco da nossa história". Ela pontua as singularidades das participantes "não apenas como ato individual, mas como nuances dos modos que os contextos históricos estruturais atravessam os corpos destas mulheres, que ocupam locais sociais e lugares de falas diversos".

Veja fotos de trabalhos expostos na instalação "Mulheres do Mar"

 

Clique na imagem para abrir a galeria

SERVIÇO

Instalação performática "Mulheres do Mar"

Onde: Farol da Juventude, Praia de Iracema - próximo ao Centro Cultural Belchior
Quando: 24 de novembro a 5 de dezembro; terça a sábado de 8 às 18 horas; domingo de 8 às 12 horas
Curadoria: Marie Auip
Expografia: Eduardo Bruno e Marie Auip
Artistas expositoras: Ana Clara Mendes, Eli Matos, Francisca Rodrigues, Geórgia Amaro, Geralda Evangelista, Hannah Rodrigues, Jacy Caetano, Jess Maia, Jô de Paula, Lourdes Leocadio, Maria Valdênia, Marília Camelo, Marilia Pinheiro, Priscila Gomes, Rachel Alencar, Rhaiza Oliveira, Sabrina Moura, Tatiana Tavares, Tatiane Sousa e Virgínia Sousa

Performance "Pescaria", com Marie Auip

Onde: Box Cultural, no Largo do Mincharia
Quando: 26 e 27 de novembro, 3 e 4 de dezembro, às 15h30min

Onde: Caracol do Surf, na praia do Poço da Draga
Quando: 28 de novembro e 5 de dezembro, às 15h30min

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar