I Festival Internacional de Caricaturas e cartuns do Maciço de Baturité acontece em Pacoti

O festival terá início no dia 27 de fevereiro e segue até o dia 29 com programação gratuita.

Com o tema ecologia e meio ambiente, o I Festival Internacional de Caricaturas e cartuns do Maciço de Baturité abre programação com atividades educativas, oficinas de caricatura, quadrinhos e ilustração científica, voltadas especialmente para estudantes. O evento ocorre no Dispensário São José, em Pacoti, de quinta, 27, a sábado, 29. A programação é gratuita e voltada para crianças, jovens e adultos com interesse ou prática em desenhos. 

Além das oficinas, o evento também terá o lançamento e apresentação dos livros “História das Histórias em Quadrinhos no Ceará”, “Antologia HQ”, “Klévisson: 30 anos de Arte”, “Do Ceará para o Mundo” e “Filhos de Guaramiranga”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em homenagem ao famoso caricaturista e pintor Mário Mendez (1907 - 1996), cearense de Baturité, o evento é fruto do desejo dos organizadores de materializar um evento artístico na região onde nasceu o artista. O evento oferece programação gratuita e voltada para crianças, jovens e adultos com interesse ou prática em desenhos.

Levi Jucá, organizador do evento explica, que o Festival foi organizado por uma equipe composta inteiramente por voluntários e conta com o apoio de artistas de mais de 30 países. “A nossa expectativa é oferecer para crianças e jovens da região, atividades de formação artística. Temos a preocupação da causa ecológica por estarmos inseridos na primeira área de conservação do estado, em Baturité”.

Levi acrescenta que o evento “promove o acesso à cultura, sua interiorização no Estado, movidos pelo mesmo ofício de encantar, educar e fazer rir de que o desenho, o cartum e a caricatura são capazes”.

 

Confira programação completa!

PROGRAMAÇÃO

27/02/2020
08h–17h – Oficina de Desenho e Caricatura, com Josivan Bonfim (França).
Público: crianças e jovens a partir de 10 anos.

28/02/2020
08h–17h – Oficina Lápis Atômico (Quadrinhos), com Luciana Rodrigues e Weaver Lima (Fortaleza - CE).
Público: crianças de 7 a 12 anos.

29/02/2020
08h– Abertura da Exposição de Desenhos, Caricaturas e Cartuns (Tema: Ecologia e Meio Ambiente) com a participação de artistas locais e oriundos de mais de 30 países, homenagem ao caricaturista Mário Mendez (Baturité/CE), concurso de desenho e caricaturas ao vivo.
09h–12h – Apresentação e lançamento dos livros “História das Histórias em Quadrinhos no Ceará”, “Antologia HQ”, “Klévisson: 30 anos de Arte”, “Do Ceará para o Mundo”, e “Filhos de Guaramiranga” com a presença dos escritores Raymundo Netto (Jornal O Povo / Fundação Demócrito Rocha) e Levi Jucá (Ecomuseu de Pacoti) e dos ilustradores Josivan Bonfim, Klévisson Viana e Cival Einstein.
09h–16h – Oficina de Ilustração Científica (Fauna e Flora), com Valéria Prado (Fortaleza - CE).
Público: crianças, jovens e adultos com prática de desenho.

Realização: Ecomuseu de Pacoti e Instituto Maria Imaculada.
Parceiros: Brasil Cartoons, Lápis Atômico, Fundação Demócrito Rocha, Cival Einstein, Tupynanquim Editora.
Apoio cultural: France Cartoons, Cannes Cartoons, Cartooning Global Forum e Trait's D'Humour de Saint-Jean-Cap-Ferrat.

Serviço

I Festival Internacional de Caricaturas e cartuns do Maciço de Baturité
Quando: de 27 à 29 de fevereiro, a partir das 8h
Onde: Dispensário São José (Anexo do Instituto Maria Imaculada) Rua Ir. Ferraz - Pacoti - CE

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Desenho Festival Pacoti Baturité Arte Caricatura Cartuns Ecologia Meio ambiente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar