Participamos do

Representações da figura humana ganham exposição em desenhos na Casa Absurda

Após a abertura, exposição estará aberta para visitação durante as sextas, sábados e domingos por todo este mês
15:33 | Abr. 05, 2019
Autor Danielber Noronha
Foto do autor
Danielber Noronha Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Traços e contornos percorrem o papel para dar vazão às várias representações da figura humana. A partir do anseio de se expressar por meio dos desenhos, obras ganham o espaço da Casa Absurda na nova exposição que entra em cartaz na temporada de abril do equipamento. “As linhas do teu corpo” tem  abertura marcada para esta sexta-feira, às 19h. A exposição estará aberta para visitação durante as sextas, sábados e domingos do mês de abril.

A mostra reúne desenhos de Daniel Chastinet, Flávia Rodrigues, Juliana Siebra, Raisa Christina – também responsável pela curadoria da exposição-, e Simone Barreto. Em todas as obras, a figura humana é trazida em marcas e contornos, que podem ou não ser fiéis à imagem construída acerca de como o corpo é visto. “Percebo que existe uma galera jovem que tem produzido muito e pensei em usar o espaço da Casa para lançar essas pessoas e apresentar esses trabalhos”, destaca Raisa Christina para O POVO Online.

Partindo do livro “Sobre o Desenho” (2011), de John Berger, os artistas envolvidos no projeto buscaram construir desenhos feitos a partir de memórias, reunindo diferentes visões de como pode se formatar a figura humana. “Alguns desenhos são feitos a partir da observação de modelos vivos e outros acontecem a partir de uma mancha onde o artista enxerga uma parte do corpo e dali ele cria, reconta e fabula um novo corpo”, descreve.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nesta noite, durante a abertura, acontecerá em paralelo uma nova edição do “Mesa Branca”, momento onde os artistas envolvidos na exposição desenharão ao vivo e os interessados poderão adquirir os desenhos exclusivos por qualquer valor. Segundo Ramon Cavalcante, um dos criadores do projeto, a ideia do “Mesa Branca” é aproximar o público do processo de concepção das obras.

“A criação de uma obra é um processo solitário, onde o artista só expõe o que deu certo. O projeto foi criado em 2014, com ideia de produzir coletivamente e compartilhar a arte para pessoas que, talvez, não tenham condições de comprar arte”, define Ramon em entrevista ao O POVO Online.

Ramon se orgulha em dizer que cinco anos depois, o projeto já se consolidou e foi apropriado por outros artistas. “O convite para esta edição partiu da própria Raisa e também já aconteceram em outros lugares com iniciativa de outras pessoas. Já fugiu das minhas mãos e era exatamente isso que eu queria”, completa.

Serviço

Exposição “As linhas do teu corpo”

Abertura: quinta-feira, 5, a partir das 19h

Visitação: sextas, sábados e domingos do mês de abril

Onde: Casa Absurda (rua Isac Meyer, n 108 – Aldeota)

Acesso gratuito

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags