Participamos do

Galeria Vicente Leite comemora 15 anos e celebra a diversidade da arte cearense

12:18 | Mai. 28, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]“Misturar tudo sem medo”. É o que Dante Diniz, curador da Galeria Vicente Leite (localizada na Uni7), define como premissa da Casa. Comemorando os quinze anos de trajetória, o espaço, reconhecido pela pluralidade de exibições artísticas, realiza uma exposição com obras de dez artistas cearenses.
 
A  mostra entra em cartaz na terça-feira, 29 de maio, e segue até o dia 30 de junho. O público poderá conhecer obras de pintores, desenhistas, escultores e fotógrafos, como Cardoso Júnior, Diego Sann, Eduardo Eloy, Fabiana Azeredo, Isaac Furtado, Júlio Maciel, Nelson Bezerra, Rian Fontenele, Vando Figueirêdo e Wilson Neto.

O equipamento já realizou mais de sessenta mostras com obras de mais de 300 artistas. Entre eles, o artista plástico Carlus Campos, ilustrador do O POVO, que teve parte de sua obra retratada na exposição "Pluralidade". "O sucesso da galeria deve-se ao empenho de Dante Diniz. Durante esses 15 anos, ele foi o curador que abriu espaços para várias linguagens e novos artistas. Essa preocupação em mostrar o que está sendo feito de novo é o diferencial desse equipamento.”, afirma Carlus.

A galeria teve grandes momentos em sua trajetória, sendo pioneira ao realizar, em 2005, a primeira exposição fotográfica sobre a obra do estilista Lino Villaventura, intitulada “Lino Villaventura em foco”. A mostra exibiu a obra do artista sob as lentes de alguns dos principais fotógrafos do Ceará. Além das imagens, um vestido do estilista, avaliado em R$ 40 mil reais, foi exibido durante a mostra.
 
Dante Diniz ressalta que a maior conquista do equipamento é “manter-se ativo”. “O artista visual cearense luta muito, mas não é valorizado o suficiente. Manter esse equipamento ativo, com quatro exposições fixas por ano, sendo ressonância e referência para outras casas de arte, é o grande marco desses 15 anos".


Serviço
Galeria Vicente Leite - Exposição 15 anos
Quando: 29 de maio a 30 de junho
Visitação:  de segunda a sexta, das 18h às 21h
Onde: avenida Almirante Maximiniano da Fonseca, 1395, Sala 418 - Eng. Luciano Cavalcante
Aberto ao público
Informações: (85) 4006 7600

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente