Participamos do

Prefeitura de Fortaleza divulga data e participantes do Salão de Abril de 2018

Esta edição do Salão de Abril comemora os 75 anos do evento e acontecerá na Casa do Barão de Camocim
13:50 | Abr. 13, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

A Prefeitura de Fortaleza divulgou, nesta sexta-feira, 13, aniversário da Cidade, os 45 artistas selecionados para a 69ª edição do Salão de Abril. Além disto, anunciou datas e programação deste que é o principal evento de artes plásticas do Estado e um dos mais prestigiados do País.

[SAIBAMAIS]Dos 304 artistas que se inscreveram, 45 foram selecionados para a mostra que acontecerá na Casa do Barão de Camocim. As obras ficarão expostas de 26 de abril a 26 de julho, com curadoria assinada por Paulo Klein, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA). Entre os selecionados, 30 serão premiados, sendo R$ 15 mil para os quatro primeiros colocados e R$ 5 mil para os demais. O anúncio dos ganhadores acontecerá no dia 17 de maio na Casa do Barão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Confira a lista dos artistas selecionados:

Ana Aline, Antônio Elionardo da Silva Saraiva, Antônio Gerson Ipirajá Barreto, Antônio Jefferson Oliveira dos Santos, Artur Cabral Bombonato, Célio Celestino Almeida Cavalcante, Coletivo Aparecidos Políticos – Aspásia Mariana Santos Melo, Cristina Vasconcelos Lima, Darwin Marinho de Assis, Diego Santana de Farias, Diogo Araújo Braga, Fernando Jorge da Cunha Silva, Flávio Márcio Batista de Oliveira, Francisco Cardoso de Oliveira Júnior, Francisco Carlos Campos Costa, Frederico Lua Branca Alencar da Mota, Jamille Jacinto Queiroz, Járed José Barbosa Domício, João Bosco Lisboa de Morais, Jorge Edinay Rodrigues de Oliveira, José Alves Pimenta Júnior, Júlio César Fernandes Lira, Lindemberg Jardim de Freitas, Louise Cavalcante Félix, Maíra Ortins, Mariana Amorim Smith, Marina Aires Barreira de Sousa e Castro, José Mário Castro Sanders, Maria do Socorro Barros Silveira, Naiana Magalhães Soares de Sousa, Narcélio Moreira Dantas, Natália Lopes Coelho, Nelson Nobre de Oliveira, Nivardo Victoriano Conrado Júnior, Raquel do Amaral Campos, Régis Luiz Câmara Amora, Rogeane de Oliveira Moreira, Ruy Cezar Campos, Sálvia Braga Pinheiro, Samuel Tomé Menezes, Sheryda Lopes Borges, Sílvio Santo Rabelo, Simone Barreto de Andrade, Waléria Américo, e Weaver Ferreira Lima.

Esta edição comemora os 75 anos de história do evento, homenageando o centenário de nascimento do multiartista Zenon Barreto, autor da Iracema Guardiã, escultura na Praia de Iracema que tornou-se um símbolo da Cidade.

Confira a programação de palestras e workshops do Salão de Abril que acontecerão todas na Casa do Barão de Camocim:

28 de abril

Palestra com o artista multimídia, crítico e curador Ricardo Basbaum

8 e 9 de maio

19 horas - Seminário de Artes “Salas Nômades”, por Herbert Rolim

19 horas - Palestra “A obra de Zenon Barreto”, com Jacqueline Medeiros

18 de maio

10 às 17 horas - Workshop “Curadoria e Autocuradoria”, com o curador Paulo Klein – Destinado aos artistas selecionados no 69 Salão de Abril, com leitura de portfólio dos interessados

19 de maio

10 ás 15 horas - Workshop “Leitura de Portfólio”, com o curador Paulo Klein – Destinado a artistas em geral (30 vagas; necessário inscrição por meio de carta de intenção e minicurrículo por meio de e-mail para salaodeabril2018@gmail.com)

29 de maio

10 horas - Oficina “Vivência em Arte Contemporânea – Criando no Salão” para alunos de escola pública, com o curador Paulo Amoreira

7 de junho

19 horas - Workshop “Curadoria e Processos”, com Jacqueline Medeiros

Serviço

69ª edição do Salão de Abril

Quando: de 26 de abril a 26 de junho

Onde: Casa do Barão de Camocim

Gratuito

 

Redação O POVO Online

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente