Participamos do

Mais de 15 filmes são exibidos na Mostra de Cinema Chileno

A mostra faz parte da programação do 27° Cine Ceará
19:50 | Jul. 22, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]O Cine Ceará ocorre anualmente com uma programação que reúne nomes do cinema, mostras de autores e exibição de filmes. Como parte da agenda, neste ano, irá acontecer, na Caixa Cultural, a Mostra de Cinema Chileno, com destaque para autores e produções do país. O evento acontece entre os dias 1º a seis de agosto.

Em todas as edições, um país em diferente é escolhido para ser tema da mostra e desta vez o Chile ganha destaque com 17 produções de autores e diretores nacionais. Entre eles estão os cineastas Raúl Ruiz e Alejandro Jodorowsky.

[FOTO2]O diretor Raúl Ruiz já dirigiu mais de 100 filmes e tem uma assinatura própria de filmes fragmentados, surrealistas e arriscados. Raúl ficou conhecido por criar novas perspectivas para o cinema ao afirmar que "cada plano é um filme em si mesmo". Serão exibidos quatro filmes dirigidos por ele na mostra, entre as produções está "La recta provincia".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Será exibido no domingo, dia seis, a partir das 19h, o filme "Poesia sem fim", mais recente trabalho do cineasta, ator e quadrinista Alejandro Jodorowsky. O filme que conta a história do artista como uma herança cultural do Chile, foi lançado em 2016 e será exibido com outros quatros filmes com Alejandro na direção.

Panorama Contemporâneo

A mostra será aberta com a exibição de um documentário que traça um panorama contemporâneo dos filmes chilenos, que mostra a evolução das produções e a visibilidade maior que esses filmes estão ganhando.

Quem vai conduzir essa análise cinematográfica é o professor Régis Frota da Universidade Federal do Ceará (UFC). O professor fará o lançamento do livro "Memória e Silêncio no Cinema Chileno"

Serão analisadas e discutidas algumas particularidades presentes nas produções chilenas. Como exemplos dessa linearidade nos filmes estão as diretoras Maite Alberdi, Marcia Tambutti e Dominga Sotomayor, premiadas no Cannes, um dos maiores festivais de cinema do mundo.

Programação dos dois primeiros dias

terça-feira, 1 a partir das 15h

15:00 - Apresentação da Mostra

16:00 - Apresentação de Livro %2b Master Class de Régis Frota – Raúl Ruiz e o Cinema Chileno Contemporâneo

19:00 - O Topo / El Topo, de Alejandro Jodorowsky.

quarta-feira, 2 a partir das 15h

15:00 - Como me dá na telha II / Como me da la gana II, de Ignacio Agüero.

17:00 - As crianças / Los niños, de Maite Alberdi.

19:00 - A província reta / La recta provincia, de Raúl Ruiz.

Programação completa no site: cineceara.com/mostrachilena

Trailer do filme "Fando y Lis"de Alejandro Jodorowsky

[VIDEO1]

Trailer do filme "La recta provincia" de Raúl Ruiz 

[VIDEO2] 

Serviço

Mostra de Cinema Chileno

Onde: Caixa Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema)

Quando: terça-feira, 1 à domingo, 6

Gratuito

 

Redação O POVO online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente