Festival de Cannes: Wagner Moura vence prêmio de Melhor Ator
Wagner Moura vence prêmio de melhor ator no Festival de Cannes por seu papel no longa brasileiro "O Agente Secreto"
14:18 | Mai. 24, 2025
A cerimônia de premiação no 78º Festival de Cannes segue acontecendo neste sábado, 24, na França. Um dos primeiros premiados foi Wagner Moura, como Melhor Ator. Ele é protagonista do filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, que foi nomeado o ganhador da categoria Melhor Direção.
É a primeira vez que um brasileiro vence o prêmio de interpretação masculina na competição principal de Cannes.
"O personagem que interpreto só quer viver com os valores que o representam. É terrível que, em momentos distópicos, manter-se fiel aos seus valores de dignidade seja perigoso", disse Moura há alguns dias em Cannes.
O diretor foi quem recebeu o prêmio, entregue pela espanhola Rossy de Palma, em nome do ator. "É um grande ator e espero que 'O Agente Secreto' lhe traga muitas coisas boas", declarou Mendonça Filho.
Leia Também | Festival de Cannes: Veja quais são os filmes premiados em 2025
Cannes: longa brasileiro ganha dois prêmios da crítica
O longa-metragem estrelado por Wagner Moura recebeu o Prêmio da Crítica internacional (Fipresci), no qual foi escolhido por júri composto por jornalistas de mais de 50 países. “O Agente Secreto” ganhou ainda o “Art et Essai”, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de "Cinema d'Art et d'Essai").
"Acho isso muito significativo. Acho que é um filme que fala do passado, fala do presente, fala do futuro”, afirmou o diretor Kleber Mendonça Filho em comunicado à imprensa.
Festival de Cannes: qual a história do filme 'O Agente Secreto'?
O filme "O Agente Secreto", protagonizado por Wagner Moura, mergulha no universo sombrio da ditadura cívico-militar brasileira.
Filmado em Recife, Brasília e São Paulo, com pós-produção realizada na Europa, o longa é uma coprodução internacional e marca a terceira participação de Kleber Mendonça Filho na competição pela Palma de Ouro no Festival de Cannes — feito que já havia conquistado com os aclamados "Aquarius" (2016) e "Bacurau" (2019).
CONHEÇA história do longa brasileiro ovacionado em Cannes
Enredo de "O Agente Secreto": um retorno ao passado em tempos sombrios
A trama se passa na abafada Recife de 1977, quando Marcelo (interpretado por Wagner Moura), um especialista em tecnologia assombrado por traumas do passado, retorna à sua cidade natal em busca de redenção.
Ao reencontrar o Brasil sob o regime da ditadura cívico-militar, ele se vê envolvido em uma rede de repressão, silêncio e dor. As feridas políticas do País se entrelaçam com suas próprias cicatrizes. Entre sombras e descobertas, nem mesmo a tecnologia parece capaz de apagar as marcas da história.
Com uma narrativa tensa e provocativa, "O Agente Secreto" discute temas como memória, opressão e o impacto duradouro da violência de Estado.
Colaborou Izabele Vasconcelos / Especial para O POVO