"O Agente Secreto": Wagner Moura e Tânia Maria são homenageados na Sapucaí

Camarote vai distribuir máscaras com os rostos de protagonistas do filme, que concorre em quatro categorias do Oscar 2026

14:42 | Fev. 15, 2026

Por: Carlos Viana
Camarote Folia Tropical, que distribuirá máscaras com os rostos de Wagner Moura e Tânia Maria, protagonistas do longa brasileiro (foto: FREDERIC J. BROWN/AFP)

O cinema brasileiro ganhar espaço na Marquês de Sapucaí durante o Carnaval do Rio de Janeiro neste domingo, 15 de fevereiro. O filme “O Agente Secreto”, que concorre a quatro categorias no Oscar 2026, será homenageado no primeiro dia de desfile das escolas de samba do grupo especial.

A homenagem será realizada no camarote Folia Tropical, que distribuirá máscaras com os rostos de Wagner Moura e Tânia Maria, protagonistas do longa brasileiro. O camarote visa aproximar o Carnaval e o cinema brasileiro.

Em 2025, quando a noite que inaugura o grupo especial na folia carioca coincidiu com a premiação do Oscar, o camarote distribuiu máscaras com o rosto de Fernanda Torres, de “Ainda Estou Aqui”. Naquela ocasião, o filme brasileiro ganhou a estatueta de Melhor Filme Internacional.

Homenagem no O POVO deste domingo

O POVO publicou uma primeira página especial na edição deste domingo de Carnaval, 15. O ator baiano Wagner Moura estampa a capa do jornal em uma máscara ideal para quem deseja celebrar a festa que mais movimenta o Brasil mirando no Oscar.

A máscara é uma criação do Núcleo de Design, que tem como editor o designer e jornalista Gil Dicelli, para matéria do caderno Vida&Arte que aborda uma pergunta latente: "Por que o Brasil ama Wagner Moura?".

Trama brasileira: "O Agente Secreto"

“O Agente Secreto” é um thriller político ambientado no Brasil de 1977, em pleno regime militar. Ao longo da narrativa, o filme expõe os mecanismos de controle e violência do regime militar, ao mesmo tempo em que destaca as redes de resistência e solidariedade que se formam entre personagens comuns diante da repressão política.

Ao misturar drama pessoal e tensão política, o filme retrata as engrenagens da ditadura e as redes de solidariedade que surgem em meio à perseguição, com destaque para a força do elenco e a atmosfera de suspense construída ao longo do enredo.