Carnaval: brincantes de coco de roda realizam apresentação em Fortaleza

Os grupos Raízes do Griô, Chico Chico da Matilde e Movimento Tocada Boa integram do Bloco Rala Coco - que realiza apresentação dentro da programação de Carnaval de Fortaleza

17:51 | Fev. 28, 2025

Por: Isabel Costa
O Bloco Rala Coco é um espaço de encontro dos grupos e brincantes de coco de roda da cidade (foto: DIVULGAÇÃO/BLOCO RALA COCO)

O Bloco Rala Coco realiza apresentação na Praça da Gentilândia durante o ciclo carnavalesco. O momento de folia ocorre na segunda-feira, 3 de março, a partir das 16 horas. O grupo é um "encontro de brincantes de coco de roda da cidade". 

Segundo os organizadores, a ideia é continuar demarcando "um espaço importante para a cultura negra no Carnaval de Fortaleza".

Realizado pelo Na Quebrada do Coco, grupo atuante nos últimos dez anos na cena da cultura do coco de roda de Fortaleza, o bloco está em sua oitava edição, trazendo uma programação composta pelos grupos: Raízes do Griô, Chico Chico da Matilde e Movimento Tocada Boa.

Em 2025, o Bloco Rala Coco é apoiado com recursos do Edital Ciclo Carnavalesco da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará - SECULT.

O que é coco de roda?

Ritmo típico da Região Nordeste, o coco de roda tem origem remota: surgiu nos engenhos de açúcar da chamada "capitania de Pernambuco". Além disso, possui influência dos batuques africanos e dos bailanos indígenas. Em Fortaleza, grupos como Raízes do Griô, Chico Chico da Matilde e Movimento Tocada Boa realizam atividades ao longo do ano.

Bloco Rala Coco

  • Quando: segunda-feira, 3 de março
  • Horário: das 16h às 21 horas
  • Onde: Praça da Gentilândia (Benfica)
  • Gratuito