Nação Zumbi encerra Carnaval no Aterro

Programação da noite teve apresentações da banda Café Preto, Renno e projeto Troça Elétrica, com Nação Zumbi, Academia da Berlinda e Orquestra de Frevo Henrique Dias

Atualizada às 23h50min

A banda Nação Zumbi subiu ao palco montado no Aterro da Praia de Iracema às 22h45min desta terça-feira, 5, para encerrar a folia na Capital cearense. Milhares de foliões que aguardavam a chegada da banda se despediram da festa cantando sucessos do grupo. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Antes da banda pernambucana contagiar a multidão, os foliões também foram puxados pela cantora Giselle Café, da banda Café Preto, que abriu a programação no local sob o ritmo de axé, forró e carimbó.

O cantor Renno subiu ao palco logo em seguida, com repertório à base de forró e sertanejo. 

As foliãs e amigas Layana Câmara e Geórgia Pinheiro curtiram juntas o Carnaval 2019
As foliãs e amigas Layana Câmara e Geórgia Pinheiro curtiram juntas o Carnaval 2019 (Foto: Marilia Camelo/ Especial para O POVO)

As amigas Layana Câmara, 25, e Geórgia Pinheiro, 19, dizem “amar” o Carnaval. Layana traz o amor do Maranhão, sua terra natal, onde a folia começa cedo nos tradicionais folguedos do boi maranhense. Já Geórgia, que nasceu em Quixadá, elogia o Carnaval da Capital cearense, principalmente, pela diversidade de pólos carnavalescos e pelas atrações locais.

Este ano, a dupla percorreu o máximo de festas da programação oficial, destacando os pólos do Benfica, Mocinha, Mercado dos Pinhões e Aterro da Praia de Iracema.

Família colombiana: Yuli Gomes, Juan Davi e o filho Matias
Família colombiana: Yuli Gomes, Juan Davi e o filho Matias (Foto: (Foto: Marilia Camelo/ Especial para O POVO))

O casal colombiano Yuli Gomes, 32, e Juan Davi, 27, passeia pela primeira vez pelo Carnaval de Fortaleza. De férias na Capital há duas semanas, eles e o filho, Matias, 2, se encantavam com as atrações no Aterro da Praia de Iracema. "Espetacular, muito bonito!", repetiu Yuli sobre a festa, enquanto corria atrás de Matias pelas areias da praia. "Não queremos ir embora!", completou.

Com formação musical desde 1954, a Orquestra de Frevo Henrique Dias integra o projeto Troça Elétrica, juntamente com as bandas Nação Zumbi e Academia da Berlinda
Com formação musical desde 1954, a Orquestra de Frevo Henrique Dias integra o projeto Troça Elétrica, juntamente com as bandas Nação Zumbi e Academia da Berlinda (Foto: Marilia Camelo/ Especial para O POVO)

Aproximando-se do final da programação, a Orquestra de Frevo Henrique Dias fez a conexão Recife-Fortaleza. O conjunto íntegra o projeto Troça Elétrica, com as bandas Nação Zumbi e Academia da Berlinda, sendo um dos mais antigos de Recife, com formação musical desde 1954. Além do frevo genuíno, outra grande atração – literalmente – da apresentação é um exemplar de um dos famosos bonecos foliões de Olinda.

O espírito da Troça é mesmo do Carnaval de rua, anárquico e espontâneo, gerado nos bairros e nas pequenas agremiações que extraem riqueza cultural da simplicidade. 

Com informações de Ana Mary C. Cavalcante

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

carnaval 2019 último dia de carnaval Aterro da Praia de Iracema ciclo carnavalesco café preto Renno Troça Elétrica Nação Zumbi Academia da Berlinda Orquestra de Frevo Henrique Dias

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar