Daniel Groove recria obra de Luiz Gonzaga na Estação das Artes

Propondo ligações entre o contemporâneo popular e a obra do rei do baião, Daniel Groove estreia show "Evocando Gonzaga" no sábado, 5

Luiz Gonzaga (1912-1989) é uma das figuras com maior impacto no imaginário da cultura brasileira. Popular e atemporal, o artista é referenciado dos versos "Eu agradeço ao povo brasileiro/ Norte, Centro, Sul, inteiro/ Onde reinou o baião" — da canção "You Don't Know Me", de Caetano Veloso, gravada em Londres nos anos 1970 — aos samples e remixes do DJ Luiz Poderoso Chefão e do DJ Dyamante que se popularizaram como "trends" recentes no TikTok. Apostando na amplitude de gêneros e sonoridades que bebem da fonte do Rei do Baião, o cantor e músico cearense Daniel Groove estreia neste sábado, 5, o show "Evocando Gonzaga", que traz releituras pessoais e diversas da obra de Gonzagão.

O projeto musical tem gênese, de certa forma, com o próprio Groove. "Costumo dizer que as influências mais importantes para um artista são essas que estão nas memórias afetivas, que vêm a partir da vivência na infância e do que você ouve até de maneira passiva", inicia. "Isso é muito importante na construção do meu trabalho e Luiz Gonzaga é figura central", atesta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Lembro de diversas reuniões familiares com meus avós e meus pais ouvindo os duetos clássicos do Luiz Gonzaga com a Gal Costa, de estar viajando com meus pais ouvindo coisas do sertão e vendo a paisagem", segue.

Em homenagem a Luiz Gonzaga

A semente afetiva já estava plantada a partir dali, mas ela se concretizou décadas depois, quando Groove, já artista, morava em São Paulo. O cearense recebeu de uma festa a "encomenda" de um projeto musical em homenagem a Luiz Gonzaga. "Eu, que vim do rock e do pop, pela primeira vez pude me debruçar sobre as canções dele de maneira profissional. Foi gostoso ouvir tudo isso estando longe de casa", recupera.

O projeto foi bem sucedido e chegou a circular por casas de espetáculos da capital paulista no começo dos anos 2010. Agora, retomado e aprofundado, estreia em Fortaleza. "Pude repaginar essa primeira pesquisa que fiz, me aprofundar mais e trazer questões e versões mais pessoais", destaca Daniel.

O movimento criativo do projeto, ele relaciona, se ampara na ideia "da Tropicália e da antropofagia". "Sempre que tenho oportunidade de me debruçar sobre a obra de um artista que admiro, tento trazer para uma realidade mais pessoal. Você se alimenta de uma coisa para digeri-la e jogar de volta ao mundo", traduz. "No Ceará a gente já tem grandes representantes (do forró). A ideia foi justamente trazer pra nossa realidade e devolver ao público", fala, usando o plural para ressaltar o caráter comunitário da empreitada.

"Desde que meu trabalho virou solo, ele é mais coletivo do que nunca", brinca. A formação clássica do forró — com triângulo, sanfona e zabumba — dá lugar ao "power trio" do rock, formação clássica do gênero que conta com baixo, guitarra e bateria — que, na apresentação, são comandados por Milton Warner, Bruno Rafael e Igor Ribeiro. Além da banda, Groove contará com as participações de Nayra Costa e Vitoriano.

"É um show muito dançante. Valoriza o baião, o xote e a essência de Gonzaga, mas traz ska, reggae, funk. Ele mantém a aura dançante e emocionante que as canções têm, mas repaginando para uma linguagem pop", resume o artista.

Leia no O POVO + | Confira mais histórias e opiniões sobre música na coluna Discografia, com Marcos Sampaio

Luiz Gonzaga: Um balaio de influências

Elencando nomes do já citado Caetano Veloso a Gilberto Gil e Raul Seixas, Daniel Groove celebra a permanência e reverência da música brasileira a Gonzagão. "Luiz Gonzaga já foi citado em verso e prosa em vários momentos e por vários artistas diferentes. Humildemente, quero a minha fatia de Gonzaga, do que ele é para mim", reconhece.

"Esse é o grande objetivo do show: pontuar sobre a influência do Gonzaga na música pop brasileira. Sempre que eu escuto um remix desses (do TikTok), sinto assim: 'olha o cara aí de novo! Olha como ele tá vivo, como ele tá aí pra ser curtido, homenageado, repaginado, celebrado'", finaliza o artista.

Daniel Groove - Evocando Gonzaga

  • Quando: sábado, 5, às 19h30min
  • Onde: Estação das Artes (rua Dr. João Moreira, 540 - Centro)
  • Acesso livre e gratuito
  • Mais informações: @estacaodasartes.ce

Memórias do Medo: confira o trailer do novo filme do O POVO+:

Todo mundo tem uma história de medo para contar e o sobrenatural é parte da vida de cada um ou das famílias. Alguns convivem com o assombro das manifestações ou rezam para se libertar das experiências inesperadas. Assista ao filme clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Daniel Groove Luiz Gonzaga Estação das Artes música Evocando Gonzaga

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar