Morre Robert Duvall, de 'O Poderoso Chefão', aos 95 anos

Morre Robert Duvall, de 'O Poderoso Chefão', aos 95 anos

Ator imortalizou o personagem Tom Hagen na franquia dirigida por Francis Ford Coppola. Suas atuações lhe renderam um Oscar e outras seis indicações ao prêmio máximo de Hollywood
Atualizado às Autor DW Tipo Notícia

Robert Duvall, o ator americano vencedor do Oscar e conhecido por filmes marcantes como "O Poderoso Chefão" e "Apocalypse Now", morreu aos 95 anos.

A morte foi anunciada por sua esposa, Luciana Duvall. "Ontem (15/02) nos despedimos do meu amado marido, amigo querido e um dos maiores atores de nosso tempo. Bob faleceu pacificamente em casa", escreveu ela.

"Em cada um de seus muitos papéis, Bob entregou tudo aos seus personagens e à verdade do espírito humano que eles representavam. Ao fazer isso, ele deixa algo duradouro e inesquecível para todos nós", acrescentou Luciana Duvall.

Filho de almirante e atriz

Duvall, filho de um almirante da Marinha e de uma atriz amadora, cresceu em Annapolis, no estado americano de Maryland. Depois de se formar na universidade de Principia e servir no Exército dos EUA, mudouse para Nova York.

Trabalhou em diversas produções de televisão e chamou atenção mesmo em papéis pequenos, incluindo sua estreia no cinema como Boo Radley em "O Sol é para Todos".

Um Oscar e sete indicações

Duvall venceu o Oscar de melhor ator em 1983 por sua interpretação de um cantor country decadente em "A Força do Carinho". Ele recebeu outras seis indicações ao prêmio.

Entre seus personagens mais memoráveis estão o discreto e leal Tom Hagen nos dois primeiros filmes de "O Poderoso Chefão", e o tenente-coronel William Kilgore, obcecado pela guerra, no épico vietnamita "Apocalypse Now". No filme, ele aparece por poucos minutos, mas quase rouba a cena. Os três longas foram dirigidos por Francis Ford Coppola.

Duvall era conhecido pelo jeito direto e pela enorme produtividade. Ao longo de seis décadas de carreira, brilhou tanto em papéis principais quanto coadjuvantes, antes de também se tornar diretor.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar