Artistas e emissora prestam homenagens a Manoel Carlos nas redes sociais
A morte de Manoel Carlos, aos 92 anos, repercutiu nas redes sociais; a TV Globo anunciou um especial em homenagem ao autor
22:13 | Jan. 10, 2026
A morte de Manoel Carlos, aos 92 anos, teve ampla repercussão nas redes sociais neste sábado, 10.
Leia no O POVO | Confira mais notícias e opiniões sobre cinema
Autor de novelas que marcaram a teledramaturgia brasileira, Maneco — como era conhecido — foi citado por artistas, colegas de profissão e perfis oficiais de emissoras, que prestaram homenagens e destacaram sua trajetória e a importância de suas obras.
A TV Globo homenageou Manoel Carlos em suas redes sociais com a mensagem: "Obrigado por contar tantas histórias com a gente!".
A emissora também anunciou a exibição do especial "Tributo – Manuel Carlos", que vai ao ar na próxima segunda-feira, 12, após o BBB26, dedicado à obra e à trajetória do autor.
Artistas comentam legado do autor
Atrizes e atores que trabalharam com Manoel Carlos também prestaram homenagens nas redes sociais, relembrando parcerias e experiências profissionais.
Carolina Ferraz, que atuou em novelas escritas por Maneco, como "História de Amor" e "Por Amor", destacou a sensibilidade do autor e a forma como ele construiu personagens femininas ao longo da carreira.
Em sua publicação, a atriz afirmou: "Maneco sempre escreveu muito bem para mulheres, suas personagens femininas são inesquecíveis".
Na mesma postagem, Carolina ressaltou ainda a generosidade do autor e a importância das oportunidades que teve ao trabalhar com ele.
Erika Januza, que fez sua estreia em novelas em "Em Família" (2014), também comentou a morte do autor em uma publicação nas redes sociais. "Poxa vida. Minha primeira novela foi dele! Muita gratidão", escreveu a atriz.
Mateus Solano, que interpretou Jorge Guimarães em "Viver a Vida", usou suas redes sociais para prestar homenagem ao autor: "Descanse em paz, mestre! Obrigada por tanto", publicou.
Já Klara Castanho, que viveu Rafaela na mesma novela, destacou a influência de Manoel Carlos no início de sua trajetória artística. "Ele me ajudou a entender o que era a profissão e me apresentou pro grande público", escreveu a atriz.