Morre Maurílio Arrais, criador da Distrivideo e ícone do audiovisual cearense
Maurílio Arrais Maia era dono e fundador da Distrivideo, uma das últimas locadoras em funcionamento em Fortaleza
Nesta terça-feira, 21, faleceu Maurílio Arrais Maia, dono e fundador da Distrivideo. A fatalidade foi noticiada em nota pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult).
Considerado um ícone da cultura cinematográfica cearense, o empreendedor nascido em 1934 foi responsável por administrar uma locadora que era mais do que um estabelecimento comercial.
Leia mais | Cinema em Fortaleza: Filmes em cartaz de hoje, 21 de outubro(21/10)
A Distrivideo funcionava como um espaço de convivência, onde os clientes encontravam filmes, acolhimento e pertencimento com uma comunidade que apreciava a arte do cinema. “Um ponto de encontro, de afetos, que está na memória de muitos cearenses”, descreve a nota da Secult.
As últimas locadoras de filmes de Fortaleza
Houve uma época em que as locadoras de filmes eram o refúgio de quem escolhia um feriadão mais sossegado. Empresas como a Distrivídeo, a última grande locadora de Fortaleza, e a Aza Vídeo chegaram a ter 18 unidades espalhadas nos bairros da Capital.
Quase todas as empresas do segmento encerraram as atividades e as que ficaram precisaram se reinventar. Ou pelo menos apostar na excelência do serviço para manter o que ficou do público.
Em 2017, a penúltima unidade da Distrivídeo, na av. Dom Luís, fechou as portas. Ficou a tradicional sede na av. Antônio Sales. Para sobreviver, a loja foi reduzida pela metade e dos 30 funcionários só ficaram cinco.
O empreendimento acabou encerrando as atividades em 2021, realizando um grande saldão de produtos.