Exposição com itens pessoais de Cazuza é lançada em Fortaleza
Exposição em Fortaleza reúne itens pessoais de Cazuza em referência aos 35 anos da morte do cantor e compositor carioca
14:34 | Jul. 07, 2025
É lançada em Fortaleza nesta quarta-feira, 9, exposição para homenagear o cantor e compositor Cazuza. A mostra é realizada no restaurante e espaço cultural Bruta Flor e fica disponível para visitação gratuita até agosto.
Intitulada “Um Trem Para As Estrelas - Cazuza: 35 Anos de Saudade”, a exposição passeia pela obra de Cazuza em referência às três décadas e meia de sua morte, completadas nesta segunda-feira, 7.
Leia também | Após 35 anos, Cazuza segue como ídolo e figura dissonante no imaginário brasileiro
A iniciativa reúne fotos, matérias de jornais de época (incluindo edição do Vida&Arte sobre sua morte), revistas, entrevistas, itens pessoais do cantor (como moletom e bandana), vídeos raros e ativação interativa.
Exposição sobre Cazuza: roda de conversa sobre o cantor
Além da exposição, o Bruta Flor promove roda de conversa sobre Cazuza no dia 17. Participam do evento César Sabino (proprietário do Bruta Flor), Marcos Sampaio (jornalista, crítico de música e editor-adjunto do Vida&Arte), George Hudson (vocalista da banda Altos Versos) e Fylipe Lima (guitarrista da Altos Versos).
Ao longo do período em que o acervo estiver disponível para visitação, o espaço recebe homenagens e programação envolvendo trajetória de Cazuza, voz de sucessos como “Exagerado”, “Pro Dia Nascer Feliz” e “Codinome Beija-Flor”.
Exposição sobre Cazuza: nova mostra sobre o poeta do rock
Esta não é a primeira exposição montada por César em tributo a Cazuza. Além de ter feito edição da mostra no Bruta Flor em 2021, ele contribuiu para uma exposição realizada em 2013 pela Chilli Beans em São Paulo.
Na época, ele trabalhava na marca de óculos como coordenador de franquias e sugeriu a elaboração de uma coleção temática do Cazuza. A ideia foi posta em prática e, para lançar a coleção, foi inaugurada a exposição em São Paulo, no ano em que Cazuza faria 55 anos.
A mostra contou com itens pessoais de Cazuza guardados por um de seus amigos, Xicão, e ainda por Lucinha Araújo. César ficou amigo de Xicão e ganhou de presente tanto o moletom quanto uma das bandanas do poeta do rock.
"Eu me senti realizado, porque aquela ideia que eu tinha de ajudar para a memória do artista nunca ser esquecida estava se concretizando - apesar de não precisar de mim, porque o Cazuza já basta. A poesia dele, sua presença, a importância na música brasileira… Ele, por si só, conseguiu que sua arte fosse passada de geração em geração", afirma emocionado ao Vida&Arte.
Exposição "Um Trem Para As Estrelas - Cazuza: 35 anos de Saudade"
- Quando: quarta-feira, 9, até 3 de agosto
- Visitação: quarta e quinta-feira, das 18 às 23 horas; sexta-feira, das 18 à 0 hora; sábado, das 12 à 0 hora; domingo, das 12 às 22 horas
- Onde: Bruta Flor (Rua Antônio Augusto, 806 - Meireles)
- Visitação gratuita
- Mais informações: @obrutaflor no Instagram