Cearense Mailson Furtado estreia na prosa com livro sobre a vida sertaneja

Mailson Furtado, escritor cearense, lança novo livro com 16 narrativas conectadas por um cenário em comum: o sertão do Ceará

16:51 | Jun. 25, 2025

Por: Julia Vasconcelos/ Especial para O POVO
Escritor Mailson Furtado foi vencedor do Prêmio Jabuti em 2018 (foto: AURÉLIO ALVES/O POVO)

Misturando prosa e poesia, Mailson Furtado lança novo livro de contos na próxima sexta-feira, 27, na Livraria Substânsia. Em “Litígio”, o autor reúne 16 narrativas interligadas pelo sertão cearense. As histórias curtas discorrem sobre personagens únicos e ao mesmo tempo ordinários da zona árida.

Natural de Cariré, Mailson Furtado se inspira nos municípios de Varjota, onde cresceu e vive até hoje, e de Reriutaba para contar histórias e escrever poesias. “Litígio” é o primeiro livro de prosa do autor. Ele conta que a obra sofreu influências de suas próprias vivências no território e as histórias foram surgindo de maneira inconsciente.

Mailson conta que as narrativas presentes no livro começaram a ser escritas em 2021, durante a pandemia de Covid-19. "O livro surgiu a partir de um encontro que eu fui tendo com uma voz poética na prosa, coisa que eu não tinha experimentado ainda”, afirma. Do início da escrita até a publicação, pela Editora Moinhos, o livro levou entre quatro e cinco anos para ficar pronto.

O título remete às dualidades presentes nas narrativas. “O próprio termo ‘sertão’ nasce dessa questão da dualidade, de ser uma oposição ao que é litoral”, diz Mailson. O escritor explica que a questão da morte e da vida também são marcantes na obra. Além desse tema, “Litígio” fala sobre ancestralidade e modernidade, abordando as relações entre passado e presente.

Segundo Mailson Furtado, na geografia, litígio indica um lugar que não se define ao certo a quem pertence. Já no Direito, a palavra se refere a um processo que está parado. “Então tem esse quê de dúvida, de dualidade, de intransitividade da escolha desse termo que eu achei que fala muito do que o livro é”, defende.

A dualidade e a indefinição não estão presentes apenas nas narrativas, mas também na própria forma e estrutura do livro. A ideia de litígio defendida pelo escritor também pode ser vista na mistura entre prosa e poesia. Essa particularidade, acredita ele, pode ser uma das motivações para que os leitores se interessem por “Litígio”.

Leia Mais | 'Guerreiros do Sol', novela da Globoplay, cria história original a partir do cangaço

Mailson aguarda com ansiedade o que os leitores vão encontrar nas páginas escritas por ele. “Cada leitor traz a sua vista e esse é o papel da literatura da poesia: possibilitar várias, diversas vistas”, conclui. Por ser de Varjota, o município teve prioridade para o lançamento da obra. Quase um mês após o evento na cidade do interior cearense, será a vez de Fortaleza receber o artista para uma noite de autógrafos e bate-papo.

Quem é Mailson Furtado?

Cearense natural de Cariré, Mailson Furtado nasceu em 1991. Ele é graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e trabalha como servidor público e profissional autônomo desde 2014.

Além de escritor, Mailson é ator, diretor, dramaturgo e produtor cultural. Com oito obras publicadas, ele é vencedor do Prêmio Jabuti 2018, nas categorias Poesia e Livro do Ano, pelo livro “À cidade”. Além de "À cidade" e "Litígio", ele publicou obras como "O Dia", lançado este ano, e "Nômade" (2021).

Lançamento do livro 'Litígio', de Mailson Furtado

  • Quando: sexta-feira, 27, às 19 horas
  • Onde: Livraria Substânsia - Sala 01 do Cinema Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
  • Entrada gratuita
  • Preço do livro: R$60
  • Mais informações: @mailsonfurtado