Coletivo de Maracanaú traz peça com música e palhaçaria para o TJA
Em cartaz no Theatro José de Alencar, artista Venicius Gomes conecta teatro físico, palhaçaria e música para dar vida a excêntrico tecladista
Um palhaço em cena e um teclado são o suficiente para transformar o palco principal do Theatro José de Alencar (TJA) em um verdadeiro “Contratempo”. O espetáculo do Coletivo Paralelo, de Maracanaú (CE), acontece neste sábado, 21, e domingo, 22, às 19 horas, com o artista Venicius Gomes. A peça, voltada para todas as idades, faz parte da programação de celebração dos 115 anos de fundação do TJA, que traz como tema de 2025 “O passado ecoa. O agora cria”.
Não à toa, “Contratempo” marca também um novo passo na trajetória do Coletivo Paralelo. Em cartaz há dez anos com o espetáculo “Pedro, que horas são?”, o trabalho já circulou pelo Ceará e pelo Brasil e traz em seu elenco um personagem que sempre despertou a curiosidade do público: um excêntrico tecladista. Interpretado por Venicius, que além de ator e palhaço é multi-instrumentista, ele é responsável pela trilha sonora ao vivo da peça, e sua presença carismática acabou rendendo um solo para contar a própria história.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Conectando teatro físico, palhaçaria e música ao vivo, “Contratempo” convida a plateia a embarcar em uma jornada onde as palavras dão lugar a gestos, sons e olhares, apresentando uma narrativa exclusivamente pelo corpo. A partir da improvisação e o uso de música clássica, Venicius anuncia a autenticidade e pequenas manias do personagem. Segundo o Coletivo Paralelo, a peça “é uma experiência leve, divertida e emocionante, que desperta no público uma sensação de liberdade: ser quem se é, apesar dos contratempos”.
Leia Também | O que fazer em Fortaleza? Veja festas e shows de hoje, 20, a domingo, 22
A peça tem direção de Carlos Coreano, que também faz parte do coletivo. O grupo conta ainda com os artistas Neto Holanda e João Lucas Vieira.
Nascido em 2014, em Maracanaú, o Coletivo Paralelo atua a partir dos eixos de pesquisa, formação e produção de espetáculos, com foco na linguagem da palhaçaria, no teatro e na música. O grupo tem sede no Apê Cultural, espaço multiartístico e independente de formação e difusão cultural da cidade, e é também responsável pela “Academia do Riso: Escola de Iniciação à Palhaçaria”, residência artística do TJA.
Espetáculo “Contratempo”, do Coletivo Paralelo
- Quando: sábado, 21, e domingo, 22, às 19 horas
- Local: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 - Centro)
- Classificação indicativa: Livre
- Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), à venda no Sympla ou bilheteria do TJA
Acompanhe o Coletivo Paralelo nas redes sociais
- Coletivo Paralelo: @coletivoparalelo
- Academia do Riso: @academiadorisoceara
- Apê Cultural: @apecultural