Caetano sobre Nana Caymmi: 'Não me cansava de pedir a ela que cantasse'

Cantora Nana Caymmi, grande voz da música brasileira, morreu após nove meses internada, deixando a MPB em luto. Caetano Veloso falou sobre a artista

13:21 | Mai. 02, 2025

Por: Clara Freire
Morre cantora brasileira Nana Caymmi (foto: Lívio Campos/ Divulgação)

A cantora Nana Caymmi morreu nesta quinta-feira, 1º, aos 84 anos, no Rio de Janeiro, após nove meses internada. A filha de Dorival Caymmi, que marcou a Música Popular Brasileira (MPB) com sua voz potente, fez diversas personalidades anônimas e famosas lamentarem a perda. Caetano Veloso falou sobre a artista.

LEIA TAMBÉM | O que é arritmia cardíaca, quadro que levou à internação de Nana Caymmi

O cantor e compositor Caetano Veloso revelou que, quando Nana foi casada com seu amigo Gilberto Gil, ele sempre a ouvia cantar. Em publicação nas redes sociais, o artista relatou: “Quando Nana teve um envolvimento amoroso com Gil e eu passei a vê-la de perto, não me cansava de pedir a ela que cantasse para eu ouvir”.

A artista manteve relacionamento com Gilberto Gil entre os anos de 1967 e 1969, e se separaram quando o compositor foi viver em exílio em Londres.

 

Caetano encheu a cantora de elogios: “Eu pensava que ela era a mais profunda intérprete que se podia imaginar. Isso só fez crescer com o passar dos anos, das décadas”. Ele completa: “Hoje soube que morreu uma das maiores artistas do Brasil: Nana Caymmi. Filha de Dorival e de Stella Maris, irmã inigualável Dori e do luminoso Danilo, ela foi, era, é, será um alumbramento do ato de cantar”.

Leia no O POVO + | Confira mais histórias e opiniões sobre música na coluna Discografia, com Marcos Sampaio

A cantora estava internada na Clínica São José, em Botafogo, na zona sul da capital fluminense, desde agosto, quando deu entrada para tratar arritmia cardíaca.

Quem é Nana Caymmi?

Primogênita do compositor baiano Dorival Caymmi e da cantora mineira Stella Maris, Nana nasceu no Rio de Janeiro e, com apenas 19 anos, teve sua estreia musical em estúdio, ao lado do pai. Ela comemorou seu aniversário de 84 anos na terça-feira, 29, e no dia seguinte, 30, sofreu uma “overdose de opioides”.

Seu irmão, Danilo Caymmi, publicou vídeo em seu perfil do Instagram comunicando sua morte: “Estamos, na família, todos muito chocados e tristes. Mas ela também passou nove meses de sofrimento em hospital, UTI, é um processo muito doloroso de várias comorbidades”, lamenta.