Designers cearenses participam de Semana do Design de São Paulo
Dezessete designers cearenses participam da DW! Semana de Design de São Paulo, que acontece entre os dias 10 e 16 de março
A DW! Semana de Design de São Paulo está acontecendo esta semana, do dia 10 a 16 de março, na capital paulista, reunindo diversas programações na área. Em 2025, 17 marcas e artistas cearenses estão participando do evento, expondo seus trabalhos na Feira Rosenbaum.
A participação foi viabilizada pela Associação Ceará Design, que atua desde 2008 reunindo professores, profissionais e estudantes de deisgn do Estado. O “Fortaleza na Design Week”, como está sendo chamado, também conta com apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza, e do Instituto Iracema.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Aldiane Lima, presidente da Associação, defende ser importante a articulação de parcerias com instituições públicas que facilitem o trânsito do trabalho desses artistas para centros econômicos como São Paulo.
“Apesar de Fortaleza ser uma cidade enorme e que atrai um público turístico grande, não somos reconhecidos nacionalmente como um polo criador e produtor de design, tanto autoral como coletivo”, explica.
VEJA TAMBÉM| Guia V&A: conheça marcas cearenses que se destacam na moda nacional
E continua: “O trabalho que vem sendo feito através da chancela e da associação, levando o que é feito no Ceará para fora, sendo em formas de feiras e rodada de negócios, faz com que os olhos desses investidores, públicos ou privados, olhem para Fortaleza como centro produtor e criativo que une tradição e inovação”.
A chancela na qual Aldiane se refere é a concedida pela Unesco para a capital cearense, reconhecida como “Cidade Criativa do Design”. Allyson dos Reis, coordenador da chancela, também celebra a participação, afirmando ser “um grande momento de exposição para os 17 designers” escolhidos.
“Eles terão não só a oportunidade de comercializar seus produtos na Feira, mas também ter acesso a imprensa especializada, fazer parcerias e divulgar seu trabalho. E principalmente fazer com o que o Brasil conheça um pouco mais sobre Fortaleza ser uma Cidade Criativa do Design da Unesco”, completa Allyson.
Para a escolha das marcas, o critério utilizado é que cada uma deveria representar uma “parte significativa do universo criativo” da capital cearense. Nos trabalhos selecionados se destacam pontos como criatividade no uso de matérias primas, o trabalho artesanal e, em alguns casos, uma linguagem contemporânea.
Participação em roda de conversa
Dos 17 escolhidos, quatro estarão participando da roda de conversa “Design pensado (e feito) em Fortaleza". Érico Gondim, Suyenne Lemos, Sâvio Ewan e Cândida Lopes estarão abordando o assunto, com mediação de Winnie Bastian.
Essas ações integram os objetivos já ditos anteriormente por Allyson dos Reis: levar o trabalho de artistas da terra para fora do Estado, mostrando a chancela concedida à cidade. “É uma oportunidade de fazer network nacional, fazer parcerias, inclusive comerciais — algumas já estão se desenhando para o futuro. Estamos com excelentes expectativas para o pós-evento”, sustenta o coordenador.
Para Aldiane, é uma oportunidade de crescer e se tornar visível, já que “o País fica muito no eixo Sudeste e às vezes esquece de olhar para o Nordeste".
“Quando levamos esses designers para uma Feira que tem grande visibilidade, conseguimos mostrar que o Ceará tem um design de qualidade, responsável e que pensa na coletividade”, arremata a presidente da associação.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente