Souleymane Cissé, pioneiro do cinema africano, morre aos 84 anos

Souleymane Cissé, pioneiro do cinema africano, morre aos 84 anos

Primeiro cineasta africano a ganhar prêmio no Festival de Cinema de Cannes, Souleymane Cissé morreu aos 84 anos de idade

Morreu na quarta-feira, 19, o cineasta malinês Souleymane Cissé, aos 84 anos de idade. A informação foi confirmada pela imprensa de Mali, país africano onde o diretor nasceu.

Mariam Cissé, filha do artista, afirmou o falecimento à AFP. “Estamos todos em choque. Ele dedicou toda sua vida a seu país, ao cinema e à arte”, declarou. Detalhes sobre a causa da morte não foram divulgados.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Nascido em 21 de abril de 1940 na cidade de Bamako, Souleymane Cissé é considerado pioneiro da produção cinematográfica da África. Com uma trajetória na arte de mais de cinco décadas, Cissé foi o primeiro diretor africano a ganhar um prêmio no Festival de Cinema de Cannes.

Em 1987, o cineasta venceu o Prêmio do Júri por “Yeelen” (“A Luz”). Já em 2023, conquistou a Carruagem de Ouro (Carrosse d'Or) com “Finye” (“O Vento”).

Cissé é fundador e foi presidente da União dos Criadores e Empresários do Cinema e do Audiovisual da África Ocidental (Ucecao) e destaca em seus trabalhos, as tradições e cultura africana, sendo reconhecido por ter uma obra humanista e política.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar