Plataforma exibe obras da cineasta Janaina Wagner; conheça a Colo

Plataforma Colo evidencia de forma gratuita e independente trabalhos de artistas brasileiros e estrangeiros; "Um caderno para Janaina Wagner" fica em cartaz até 24 de agosto

Plataforma independente de curadoria em cinema e artes visuais, a Colo é uma iniciativa autofinanciada que busca estabelecer um diálogo criativo entre o pensamento crítico e curatorial.

Com a ideia de apresentar trabalhos audiovisuais e de arte contemporânea, o sistema promove programas focados em artistas brasileiros e estrangeiros.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Trabalhos de Janaina Wagner ganham exposição virtual

Em cartaz no Colo até 24 de agosto, a plataforma apresenta “Um caderno para Janaina Wagner”, um programa que evidencia os trabalhos da artista paulista Janaina Wagner.

Mostrando suas pesquisas em diversas mídias, como filmes, fotografia, livros, desenho, instalações, cenografia e pintura, a exibição faz um panorama dos trabalhos da cineasta, principalmente no audiovisual.

O texto e as imagens vão permanecer como arquivo do site após a data de encerramento da apresentação, mas os trabalhos na íntegra em formato de vídeo irão ser retirados da plataforma. 

CONFIRA | Podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura e está disponível em todas as plataformas. Ouça clicando aqui

Alguns de seus projetos, como os curtas-metragens, não estão presentes na programação em vídeo, mas são discutidos de forma aprofundada no texto disponível na plataforma. O ponto central do trabalho de Janaina são as relações de limite, controle e contenção que o humano estabelece com o mundo.

“Particularmente, eu diria que todos os trabalhos em vídeo são interessantes, porque remontam ao começo da trajetória de Janaina no audiovisual. São obras principalmente de instalação, em múltiplos canais, que ganham uma outra camada de percepção ao serem assistidas na bidimensionalidade de uma tela de computador ou celular. Esses trabalhos estão todos na íntegra e abarcam mais de uma década de experimentação da artista”, explica o curador e diretor artístico da plataforma Colo, Pedro Azevedo.

Grande parte dos trabalhos de Janaina são compostos por materiais de arquivo público, envolvendo registros caseiros, propagandas institucionais e registros da internet. A artista retorce esses arquivos para apresentá-los em novos enquadramentos e contextos.

Conheça a plataforma Colo e os critérios de curadoria artística

Cada programa segue uma lógica de apresentação diferente em termos de diagramação das obras e estrutura textual. Por ser um espaço experimental, o curador responsável, Pedro Azevedo, gosta de pensar em cada programa como um “bloco que se constrói ao redor dos trabalhos de forma processual e intuitiva".

“Na prática, o Colo apresenta filmes e trabalhos de arte em programações sazonais acompanhadas e conduzidas por um texto crítico/curatorial que propõe leituras conjuntas das obras”, explica Pedro.

Sobre os critérios utilizados para evidenciar os trabalhos dos artistas, Pedro conta que enquanto pesquisador, busca estabelecer diálogos com artistas cujos trabalhos o intrigam.

“É nesse processo de pesquisa contínua que acabo fazendo pontes e alianças com nomes que confiam o seu material ao Colo”, esclarece.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar