Audiência pública celebra os 200 anos da Confederação do Equador
Evento realizado no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo será marcado pelo lançamento do projeto "Caminhos de Bárbara"
Em comemoração ao bicentenário de revolta, ocorrida em 1824, no Nordeste, contra a monarquia de dom Pedro I e em defesa da implantação do regime republicano, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizará uma audiência pública na manhã da sexta-feira, 28, às 9 horas, no Centro Cultural do Crato - Sérvulo Esmeraldo.
Entre as autoridades que estarão presentes na cerimônia, a deputada Emília Pessoa (PSDB), presidente da Comissão de Cultura e Esportes da Alece, os deputados De Assis Diniz (PT), autor do requerimento, e Renato Roseno (Psol).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na ocasião, representando o Senado Federal, Lenira Alves lançará o projeto “Caminhos de Bárbara”, uma rota turística no Cariri que envolve quatro municípios de três Estados por onde a heroína nacional viveu e gravou sua história: Crato e Campos Sales (Ceará), Fronteiras (Piauí) e Exu (Pernambuco).
Heroína da Confederação do Equador e mãe dos também revolucionários José Martiniano Pereira de Alencar e Tristão Gonçalves, Bárbara Pereira de Alencar tem papel de destaque nas comemorações. Neste ano, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará consagrou o dia 28 de agosto, no Estado, como o “Dia da Heroína Bárbara Pereira de Alencar”.
A Fundação dos Sindicatos Fazendários do Ceará (Sintaf) tem um papel determinante na dupla iniciativa - a celebração do bicentenário da Confederação e o Projeto “Caminhos de Bárbara”. Ao lado de parceiros, convocou audiências e fez contatos diversos para a construção de um robusto calendário de eventos, que incluem peças de teatro, audiências e homenagens.
A senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, é o nome por trás da criação da Comissão do Bicentenário da Confederação do Equador no Senado Federal, que trata das festividades.
Audiência Pública em comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador
Quando: sexta-feira, 28 de junho, às 9 horas
Onde: Centro Cultural do Crato Sérvulo Esmeraldo (Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Gizélia Pinheira, Crato)
Programação gratuita